Últimas Notícias

Ribeirão Pires realiza mutirão para zerar fila de espera por endoscopia

A Prefeitura  de Ribeirão Pires iniciou este mês  mais um mutirão de exames para reduzir o tempo de espera por diagnóstico. Por meio da Secretaria de Saúde, serão realizados no Hospital e Maternidade São Lucas mil endoscopias gratuitamente.

Para a realização dos exames, a prefeitura destinou R$ 115 mil provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Marcos Damásio para a contratação dos serviços médicos de diagnóstico.

De acordo com o diretor clínico do Hospital e Maternidade São Lucas,  Clayder Louzada, os exames, solicitados por médicos da Atenção Básica, são importantes para a confirmação de agravos à saúde como infecção por H. pylori (infecção bacteriana que causa inflamação no estômago); gastrite crônica; hemorragias digestivas; ou casos mais complexos, como câncer de estômago.

“Com o exame, damos condições aos profissionais da rede de fazerem a investigação dos casos, permitindo o correto encaminhamento do paciente para tratamento e acompanhamento médico”, explicou.

Karolaine Arruda, 21 anos, moradora do bairro Quarta Divisão, foi uma das pacientes atendidas pelo mutirão. “Sentia fortes dores no estômago. Fiquei satisfeita com o mutirão”, disse a paciente, que aguardava há cerca de um ano pela realização do exame.

 Antes da ação, os pacientes aguardavam a liberação de vagas pela Secretaria de Saúde do Estado em unidades de referência para o exame – AME Mauá, AME Santo André e Hospital Mário Covas.

Cerca de 1200 pacientes aguardavam pela realização do exame. Mensalmente, a rede municipal recebe, em média, 85 pedidos de endoscopia. Até março desse ano, o Estado ofertava, em média, 70 vagas/mês. A partir de abril, o número subiu para 150. Com a realização do mutirão, a expectativa é zerar a fila de espera.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*