Minha Cidade, Ribeirão Pires, Sua região

Ribeirão Pires realiza inspeção veicular em veículos da frota municipal

Ribeirão Pires inicia inspeção veicular em veículos da frota municipal
Objetivo da ação é medir os índices de lançamento de poluentes à atmosfera. Foto: Sandra Ártico/PMRP

A Prefeitura  de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), iniciou, nesta segunda-feira (9), a inspeção veicular na frota municipal movida a diesel. Conforme determina a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o objetivo é medir os índices de lançamento de poluentes à atmosfera. Efetuada por equipe de funcionários da Sema, a inspeção é feita de acordo com a Escala Gráfica de Ringelmann.

“Os veículos da frota oficial da prefeitura que apresentam emissão de fumaça em desconformidade com os padrões legais são encaminhados para a manutenção e regulagem necessárias. A inspeção veicular contribui diretamente para a melhoria da qualidade do ar em nossa cidade, assim como para a saúde pública”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Wanessa Isidio.

A ação é realizada, ao menos, uma vez ao ano, atendendo ao protocolo firmado entre Ribeirão Pires e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio do Programa Município Verde Azul e assim cumprindo uma das normas estabelecidas, que prevê as práticas ambientais, por meio de 10 diretivas básicas, nas quais as cidades se comprometem a executar uma gestão compartilhada com o Estado.

Os veículos aprovados na vistoria devem receber um selo de qualidade do ar, constando o mês e ano da medição, a ser afixado no para-brisa. O balanço geral será divulgado após inspeção veicular de toda a frota.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*