Minha Cidade, Ribeirão Pires, Sua região

Ribeirão Pires lança projeto Horta Educativa nas escolas

Prefeitura de R.Pires lança o ‘Horta Educativa’ nas escolas
Kiko realizou plantio junto com os alunos: “pretendo voltar aqui para fazer a primeira colheita com vocês”. Foto: Mariana Rodrigues/PETRP

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio do Fundo Social de Solidariedade, lançou, nesta quarta-feira (28) o projeto “Horta Educativa” nas escolas municipais Manoel Baptista da Silva e Antônio Lacerda Bacellar. Coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), o projeto envolve, também, a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento; e as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia.

“Esta idade é decisiva na formação da personalidade da criança. Portanto, ensiná-los a adotar uma alimentação mais saudável e a valorizar a nossa terra terá impacto para o resto de suas vidas. Além disso, por meio do projeto ‘Horta Educativa’, será possível abordar valores sociais e culturais que, certamente, farão a diferença no futuro”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, Flávia Dotto.

“Não gosto de salada, mas, agora que vou começar a plantar, com certeza vou comer também”, disse a aluna do 3° ano, Gabriela Benites, logo após o plantio simbólico. Segundo a secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Flávia Banwart, a ideia é “expandir o projeto para todas as escolas municipais até o final do ano”.

“É gratificante poder estimular o contato das crianças com a terra. Pretendo voltar aqui para fazer a primeira colheita com vocês”, disse o prefeito Adler Teixeira, o Kiko (PSB), aos alunos.

Funcionamento

O projeto “Horta Educativa” tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis. É um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação saudável, relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida.

O projeto, elaborado para crianças matriculadas em unidades de ensino público da pré-escola (a partir de 4 anos) até o 4º ano do Ensino Fundamental, visa implantar hortas educativas por intermédio de parcerias. O objetivo é ensinar, mesclando aulas teóricas e práticas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*