Minha Cidade, Ribeirão Pires, Sua região

Ribeirão Pires fortalece ações de monitoramento ao coronavírus

Trabalho será feito por meio da plataforma COVIData, da Universidade Federal do ABC. Foto: Divulgação
Trabalho será feito por meio da plataforma COVIData, da Universidade Federal do ABC. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ribeirão Pires segue intensificando o combate ao coronavírus. Nesta semana, o município forma­lizou as ações do Centro de Monitoramento Covid-19, equipe da Secretaria de Saúde da cidade que utilizará dados de sistemas de informação para ampliar o monitoramento de casos suspeitos, testagem e o tra­balho de prevenção à doença.

O trabalho será feito por meio da plataforma COVIData, da Universidade Federal do ABC (implementado em parceria com o Consórcio ABC), e pelo sistema de monitoramento do Estado, utilizado desde o início da pandemia pela prefeitura.
Profissionais da Vigilância à Saúde Municipal vão cruzar as informações das duas bases de dados para identificar, por regiões, os casos suspeitos ou confirmados e, a partir disso, tomar novas ações preventivas – aplicação de testes e isolamento dos moradores com diagnóstico suspeito/confirmado e pessoas que tiveram contato com eles.

A ação de monitoramento já é realizada pela prefeitura desde os primeiros casos suspeitos e confirmados de covid-19 entre moradores. A formalização da central se dá pela implantação da COVIData como reforço ao tra­balho da Vigilância à Saúde
Pelo app, disponível pelo site http://covidata.ufabc.edu.br, os moradores podem responder questionário que auxilia na investigação de sintomas e histórico de saúde e funciona como uma triagem web de casos. A ferramenta ajuda no direcionamento do controle e combate ao coronavírus – o diagnóstico é feito somente por profissionais da saúde e por meio de exame.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*