Minha Cidade, Ribeirão Pires, Sua região

Ribeirão Pires formaliza convênio com Sesi voltado à alfabetização de estudantes

Previsto para 2024, programa em parceria com a Prefeitura oferecerá formação a educadores da rede municipal

Inicialmente, a ideia é que os profissionais da educação recebam o conteúdo de forma online. Foto: PMETRP
Inicialmente, a ideia é que os profissionais da educação recebam o conteúdo de forma online. Foto: PMETRP

A Prefeitura de Ribeirão Pires formalizou, nesta terça-feira (31), parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) que visa o apoio na alfabetização de estudantes da Educação Infantil, de 4 e 5 anos, e para o Ensino Fundamental I (1º e 2º anos). O convênio, denominado PAR (Programa de Alfabetização Responsável), também realizará a formação continuada de professores e gestores da rede municipal.

As ações terão início no ano que vem, quando docentes e gestores receberão acesso ao material didático, que será entregue pelo próprio Sesi. Inicialmente, a ideia é que os profissionais da educação recebam o conteúdo de forma online, para que possam se familiarizar, e só depois repassar para os alunos, em sala de aula.

Os municípios que participam do PAR serão avaliados pelo Sesi, em conjunto com outras instituições de educação, ao final do programa. Os oito primeiros colocados ganharão o que é conhecido como “espaço maker”, espécie de laboratório de fábrica, em que os alunos poderão dar vida às suas ideias, utilizando madeira e plástico. No Estado de São Paulo, todas a cidades estão concorrendo.

“Esse é um convênio muito importante para a Prefeitura de Ribeirão Pires, para os estudantes e também para os professores e gestores. Vamos trabalhar para atingir o topo do ranking, mas com o principal objetivo de garantir ensino de qualidade e o desenvolvimento de nossas crianças e jovens”, destacou o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, logo após a assinatura da parceria.

Conforme o coordenador de relacionamento do Sesi, Gabriel Astrazone, a ideia é dividir um pouco do método de ensino da instituição com as prefeituras, exatamente por meio de convênios como este.

“Queremos auxiliar os profissionais da educação com ferramentas para a alfabetização da criança. O PAR é o caminho que encontramos para estas ações. Estamos atuando na chamada ‘idade certa’ para alfabetização”, declarou Astrazone.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*