Minha Cidade, Ribeirão Pires, Sua região

Ribeirão Pires é a primeira cidade paulista a ter o Selo+Turismo

R.Pires é a primeira cidade paulista a ter o Selo+Turismo
Ao lado de Kiko, ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, assina o certificado . Foto: Divulgação/PMETRP

Ribeirão Pires recebeu o Selo+Turismo, que garante ao município análise prioritária para a obtenção de recursos voltados à atividade turística junto ao governo federal. Ribeirão Pires é a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber a certificação, entre pelo ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

O Ministério de Turismo (MTur) já havia sinalizado que Ribeirão Pires teria prioridade na análise de propostas apresentadas pela prefeitura para captação de recursos, por meio de financiamento junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), pelo programa Prodetur + Turismo. Três propostas foram apresentadas e aprovadas pelo MTur: a reforma do Teatro Municipal Euclides Menato; a reestruturação do Parque Municipal Pérola da Serra; e a construção de Parque Linear na Avenida Prefeito Valdírio Prisco. Os projetos totalizam R$ 9,5 mi­lhões em investimentos.

“Trouxemos para Ribeirão Pires mais um importante avanço, que é o reconhecimento pelo Ministério do Turismo do potencial de nossa estância e da viabilidade dos projetos para os quais estamos buscando recursos. Todo o nosso empenho tem como objetivo resgatar e valorizar as belezas naturais, históricas e culturais do município, bem como a recuperação e criação de roteiros turísticos atraentes para os visitantes. Dessa forma, o turismo poderá ser, de fato, uma atividade econômica rentável para os moradores e empreendedores de Ribeirão”, destacou o prefeito Adler Teixeira, o Kiko (PSB).

O próximo passo será a análise por técnicos do BNDES, para que, posteriormente, seja feita a indicação de agente de crédito visando à liberação de recurso. O município trabalha, ainda, na elaboração de projetos básicos para cada uma das propostas já aprovadas pelo Mtur.

 OBRAS

A administração municipal deu início a pacote de melhorias no município, inclusive a projetos do setor turístico. Por meio de convênio com o Dadetur, a cidade está investindo R$ 10 milhões para a implementação de três projetos, já em execução: Boulevard Gastronômico – fases 1 e 2, e Parque Oriental.

O Boulevard Gastronômico – fases 1 e 2 será um marco para a recepção de visitantes à cidade. Além de tornar a área do comércio central muito mais atraente para os consumidores, o projeto consiste em transformar essa região no ponto de partida e integração de roteiros turísticos por toda a estância, com a revita­lização de ruas principais do Centro, as quais padronização urbanística e paisagística.

O Boulevard estará integrado ao Parque Oriental, antigo camping, ligado, por sua vez, ao Templo Luz do Oriente, onde está situada a Torre de Miroku. No parque, profissionais trabalham na construção da estrutura do espaço que sediará o Centro de Convenções. O local contará, ainda, com área gastronômica e Centro de Informações, além de espaços para a prática de atividades físicas e de lazer, bem como de contemplação.

Print Friendly, PDF & Email

1 comentário

  1. fabiano dossantos

    pobre ribeirão,se soubessem como está sendo conduzida, bem embaixo do nariz dos mesmos, mas ele temo festival do chocolate.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*