Uncategorized

Ribeirão Pires avança em ações ambientais no ranking do Programa Verde Azul

Ribeirão Pires apresentou evolução em seu desempenho no Programa Município Verde Azul, do governo estadual. No final da última semana, os municípios paulistas – 645 no total, conheceram suas posições no ranking que avalia ações de preservação ambiental. Ribeirão Pires apresentou evolução de 39,9 %.

O programa iniciado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado, em 2007, premia os municípios com melhor desempenho, levando em conta diversos quesitos ambientais, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental. A pontuação vai de zero a 100. A cidade ribeirão-pirense ficou com a 189ºª colocação, com a nota 39,98, superando a colocação do ano passado – 274ª posição, com 28,58 pontos.

Dez diretivas são avaliadas pelo programa: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

Em 2018, a Secretaria de Meio Ambiente do município implantou diversas ações que resultaram na evolução: inspeção veicular em frota municipal e nos veículos de transporte coletivo, coleta seletiva nos bairros, ações efetivas de educação ambiental com a participação das escolas municipais, plantio de espécies nativas e, ainda, a cidade possui um Conselho de Defesa de Meio Ambiente atuante.

“Estamos trabalhando  para melhorar ainda mais o desempenho de Ribeirão Pires em cada uma das diretivas do programa. Quero destacar o empenho e as ações integradas com outras secretarias que têm contribuído para implantação de ações de políticas ambientais”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Wanessa Isídio.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*