Últimas Notícias

Revitalização do Cine Theatro Carlos Gomes segue em ritmo acelerado

Ana Carolina e Paulo Serra: "té o aniversário da cidade, em abril, a gente devolve esse espaço para a cidade com perfil mais moderno, com vários usos". Foto: Divulgação/PSA
Ana Carolina e Paulo Serra: “té o aniversário da cidade, em abril, a gente devolve esse espaço para a cidade com perfil mais moderno, com vários usos”. Foto: Divulgação/PSA

O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, fechado em 2008 depois de passar por um dramático processo de deterioração, vai voltar à ativa em breve. O espaço cultural, localizado na região central de Santo André, passa por revitalização e restauro para se transformar em um centro multiuso, que será também polo cultural e centro de convivência. O prefeito Paulo Serra conferiu o andamento das obras em vistoria realizada nesta sexta-feira (30).

“Hoje fiz questão de realizar mais uma vistoria nesse símbolo da cidade, que está cada ficando cada vez mais lindo e mais perto de ficar pronto. A obra está em ritmo acelerado. A pandemia prejudicou um pouco o andamento do projeto, mas agora está entrando na fase final. Até o aniversário da cidade, em abril, a gente devolve esse espaço para a cidade com perfil mais moderno, com vários usos. Para a gente ter o resgate daquela Santo André que todo mundo ama”, disse o prefeito Paulo Serra.

O projeto de recuperação do Cine Theatro Carlos Gomes trabalha com o conceito de praça coberta para permitir o trânsito do público, enquanto prevê a recuperação e preservação das estruturas e dos elementos protegidos pelo tombamento.

A ideia é, através de adequações físicas que já foram concluídas, transformar o Cine Theatro Carlos Gomes em um equipamento multifuncional e flexível, voltado às diversas formas de manifestações artísticas e atividades culturais, e que, por ser aberto, propicie a livre circulação, acesso às atividades culturais e também a percepção visual do espaço interno da edificação a partir do exterior do Cine Theatro.

As estruturas e elementos de valor histórico foram preservados e estão passando por minuciosa recuperação. Destacam-se a preservação das paredes laterais do corpo principal (plateia), bem como os ornamentos existentes (frisos e requadros), a boca de cena italiana e as paredes laterais de fundos do corpo secundário (palco e coxia).

“Em breve vamos abrir o agendamento de pessoas ou grupos interessados em ver o processo de restauração do Carlos Gomes acontecendo”, contou a secretária adjunta da Cultura, Azê Diniz.

Após a finalização das intervenções, a região onde o Cine Theatro está localizado, no Centro, se tornará um importante eixo cultural, com o espaço cultural sendo integrado ao novo calçadão da Senador Flaquer e que se juntará ao tradicional calçadão da rua Coronel Oliveira Lima e a equipamentos culturais históricos, como a Casa do Olhar e a Casa da Palavra.

História – O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, considerado o primeiro espaço cultural da região, foi inaugurado em 1912 pelo italiano Vicenzo Arnaldi na rua Coronel Oliveira Lima, esquina com a atual Salvador Degni. Em 1925, foi reinaugurado pela empresa Arnaldi, Masini & Gianotti na localização atual, onde foi construído um novo edifício com detalhes arquitetônicos neoclassicistas e instalado um medalhão retratando o perfil do músico Carlos Gomes.

Em 1932 passou pela primeira reforma, quando foi construído o anexo para abrigar um rinque de patinação e acesso para automóveis. Em 1947 foi construída a marquise e modificada a fachada. Outras reformas se sucederam, tanto interna quanto externamente. Fechado em 1987, foi ocupado por uma loja de tecidos e por um estacionamento, quando sua fachada foi descaracterizada. Foi desapropriado em 1991 por pressão popular e está fechado desde 2008.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*