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Renovado, design do sedã ficou mais esportivo

Renovado, design do sedã ficou mais esportivo
Sistema híbrido oferece potência combinada de 123 cv

A 12ª geração do Corolla – a quinta feita sequencialmente no país desde 1998 – chega às revendas com design renovado e mais esportivo. Destacam-se os vincos nas extremidades dos para-choques e a nova grade dianteira superior, conectada aos faróis de desenho longo e angular.

O modelo emprega verten­te da nova plataforma TNGA (do inglês Toyota New Global Architecture, ou Nova Arquitetura Global da Toyota), a mesma do Prius e de mais de dez veículos da marca. Com motor e transmissão colocados em posição mais baixa, o centro de gravidade do sedã ficou 1 cm mais baixo. Além disso, o chassi es­tá 60% mais rígido.

Ante a geração anterior, o novo Corolla é 1 cm mais comprido (4,63 m), 5 mm mais largo (1,78 m) e 2 cm mais baixo (1,455 m), enquanto a distância entre eixos permaneceu a mesma (2,7 m), assim como o volume do porta-malas (470 l).

Também houve mudanças na suspensão, que abandonou a barra de torção na traseira e agora é independente, do tipo Multilink. Na dianteira, o sistema McPherson ganhou novos braços e geometria.

Uma das novidades do no­vo Corolla é o teto solar elétrico, que passa a ser oferecido  na versão Altis tanto com motor 2.0 16V quanto na híbrida.

O interior também foi re­novado, com destaque para novos painel de instrumentos e central multimídia.

EQUIPAMENTOS

Renovado, design do sedã ficou mais esportivo
Interior também mudou e traz novo painel de instrumentos. Foto: Divulgação/Toyota

Desde a versão de entrada GLi, o Corolla oferece ar-condicionado, direção eletroassistida, computador de bordo, vidros dianteiros e traseiros elétricos, cen­tral multimídia Toyota Play com tela de oito polegadas e co­nexão para smartphones com Android Auto e Apple CarPlay, entre outros equipamentos.

O pacote de segurança inclui sete airbags, câmera de ré com projeção na central multimídia, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas no banco traseiro, controles de estabilidade/tração e assistente de partida em rampa, entre outros itens.

A versão intermediária XEi adiciona os seguintes itens: ar-condicionado automático, controle de cruzeiro, borboletas para troca de marcha no volante, sistema de partida por botão, faróis de neblina dianteiros em LED e chave presencial, entre outros.

As versões Altis oferecem o Toyota Safety Sense, que inclui alerta de saída involun­tária de faixa, controle de cruzeiro adap­tativo e frenagem automática.

Há ainda o pacote Premium, que é de série na versão  Altis 2.0, mas opcional na hí­brida (R$ 6 mil). A lista inclui ar-condicionado automático Dual Zone, banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes e rebatimento automático dos retrovisores. (AA)

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