O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC sedia hoje (21), às 18h, o lançamento do filme “Chão de Fábrica”, dos cineastas Renato Tapajós e Hidalgo Romero. Narrado pelo ator José de Abreu, o longa metragem conta a história de luta dos trabalhadores brasileiros no movimento sindical desde 1978, com o surgimento do Novo Sindicalismo, até os dias atuais. O documentário é baseado na série de mesmo nome exibida pela TV dos Trabalhadores (TVT), em 13 episódios, entre março e maio de 2017.
Antes da exibição, haverá uma mesa de abertura com a participação dos diretores do filme, do presidente do Sindicato Wagner Santana, do escritor e jornalista Fernando Morais, e da professora em Ciência Política da Unicamp, Andreia Galvão – uma das entrevistadas do documentário. O evento é aberto ao público, que poderá assistir ao documentário no auditório do Sindicato. O local estará totalmente adaptado para a exibição do filme, contando com um espaço onde haverá distribuição de pipoca e refrigerante, com objetivo de ajudar a garantir o clima de “sala de cinema”.
Renato Tapajós ressalta a importância fazer o lançamento do filme no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC: “Minha história como cineasta está muito ligada à história deste Sindicato. O trabalho que impulsionou minha carreira, o ‘Linha de Montagem’, nasceu daquele movimento que acontecia a partir desta entidade, com Lula, no início dos anos 80”, avalia. “Aliás, o Linha de Montagem também foi lançado na sede do Sindicato”, relembra.
Tapajós é uma das referências do cinema documental brasileiro. O cineasta realizou a cobertura de ações da ditadura militar, movimentos sociais, luta armada e sindicalismo em obras como “Linha de montagem” (1983), “A Batalha da Maria Antônia” (2013), “Trabalhadoras Metalúrgicas” (1978) e “Corte Seco” (2014).
Serviço – Lançamento do filme “Chão de Fábrica”
Local: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC , Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo
Entrada: Gratuita