O ABC vai receber, a partir de março, unidade móvel da Fundação Procon de São Paulo para orientar os consumidores sobre seus direitos em áreas como telecom, bancos, educação, planos de saúde, entre outras. A iniciativa é a primeira proposta pelo Procon Consórcio ABC, lançado no início deste mês.
O ônibus da Fundação Procon permanecerá dois dias em cada cidade, com atendimentos das 9h às 16h. A passagem da unidade móvel pela região começa em Santo André (23 e 24 de março) e seguirá para São Bernardo (25 e 26 de março), São Caetano (27 e 30 de março), Diadema (31 de março e 1º de abril), Mauá (2 e 3 de abril), Ribeirão Pires (6 e 7 de abril) e Rio Grande da Serra (8 e 9 de abril).
O Consórcio assinou, em dezembro de 2019, o primeiro convênio do país entre um órgão de defesa do consumidor e um consórcio público. Pelo acordo, a entidade regional receberá 50% dos valores arrecadados com multas aplicadas às empresas que lesarem o consumidor na região. Metade do valor será destinado ao município onde foi registrada a infração.