Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Referência em oncologia, Hospital Anchieta receberá novo equipamento de radioterapia

Morando e Reple visitaram o complexo hospitalar. Foto: Gabriel Inamine/PMSBCA Prefeitura de São Bernardo firmou parceria com o Ministério da Saúde para recebimento de novo equipamento de radioterapia, que será utilizado no Hospital de Ensino Anchieta, situado na Rua Silva Jardim, 470, Centro. O item faz parte do lote de 100 equipamentos adquiridos no ano passado pelo governo Federal para distribuição em diversas cidades do País.

Referência no tratamento oncológico e cirúrgico, o complexo hospitalar passará a contar com dois aparelhos para tratamento do câncer. Para isso, o espaço receberá obras de modernização, além de adaptações na estrutura do prédio para instalação do novo instrumento.

“O Hospital Anchieta tem uma boa equipe de profissionais e cada vez mais tem ampliado o atendimento, mas por datar de 1940 apresenta problemas estruturais. Não são falhas graves que comprometem o funcionamento, mas esse processo de modernização é necessário. Vamos estudar, em curto prazo, a possibilidade de colocar o hospital nos padrões de atendimentos condizentes com sua capacidade”, afirmou o prefeito Orlando Morando, em visita ao hospital na manhã desta quinta-feira (26/01), acompanhado pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho. A administração iniciará, nos próximos dias, a elaboração do projeto de reforma e o respectivo levantamento de custos.

O chefe do Executivo tem mantido intenso cronograma de visitas aos equipamentos públicos, apontando melhorias e intervenções financeiramente viáveis, dentro da restrição orçamentária enfrentada pela nova administração.

“Há enfermaria com três ou cinco leitos. O ideal é que fossem apenas dois leitos com banheiro. É um hospital da década de 1940 que já passou por várias intervenções e que precisa ser modernizado, com reparos no ar-condicionado e instalação de TVs. São coisas que rapidamente a gente consegue fazer”, comentou Dr. Geraldo, referindo-se ao plano da administração em melhorar o ambiente e o conforto do espaço.

O hospital realiza cerca de 350 cirurgias mensais, além de 280 endoscopias, 5.200 atendimentos ambulatoriais, 600 internações e 580 aplicações de quimioterapia a cada mês. No total, 735 funcionários atuam no hospital, sendo 165 médicos.

Hospital de Ensino Anchieta

Mantido pela Fundação do ABC (FUABC) desde 1994 em co-parceria com a Prefeitura de São Bernardo, o Hospital Anchieta possui laboratório de análises clínicas 24 horas, banco de sangue e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Oferece exames como Raio-X, ultrassonografia, ecocardiografia, litotripsia, tomografia computadorizada, endoscopia digestiva alta, hemodinâmica, hemodiálise, radioterapia e colonoscopia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*