Economia, Notícias

Receita abre consulta ao 6º lote de restituições do Imposto de Renda

Receita abre consulta ao 6º lote de restituições do Imposto de Renda
Consulta pode ser feita no aplicativo da Receita Federal. Foto: Arquivo

A Receita Federal abriu, ontem (8), a consulta ao sex­to lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2019. A Receita explicou que, normalmente, a consulta é aberta uma semana antes do pagamento, mas antecipou a consulta em função do feriado da República, de 15 de novembro.

O lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

O crédito bancário para 1,37 milhão de contribuintes será feito no dia 18, totalizando R$ 2,1 bilhões. Desse total, R$ 207,2 milhões são destinados a 5.270 idosos acima de 80 anos, 32.641 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.673 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 16.408 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o Receitafone 146.

No serviço e-CAC, dispo­nível na página da Receita, é possível acessar o extrato da declaração e consultar se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribu­inte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

APLICATIVO

O fisco disponibiliza ain­da aplicativo para tablets e smartphones, que facilita consulta às declarações do IRPF e a situação cadastral no CPF. Com o aplicativo é possível consultar informações sobre liberação das restituições do IRPF e situação do CPF.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*