Gastronomia, Serviços

Rabada: curiosidades que talvez você não saiba sobre esse prato popular no Brasil

No Brasil, a rabada é um prato muito apreciado em sertões e regiões interioranas, onde se aproveitava todas as partes do boi, do porco e do frango

Com o avanço das técnicas de culinária, esse prato foi sendo reinventado em diversas versões, como recheio de salgados, ao tucupi, ragu, risoto, entre outras releituras. Foto: iStock
Com o avanço das técnicas de culinária, esse prato foi sendo reinventado em diversas versões, como recheio de salgados, ao tucupi, ragu, risoto, entre outras releituras. Foto: iStock

No Brasil, a rabada é considerada um dos pratos mais tradicionais em algumas regiões do país, especialmente no Norte e Nordeste. Basicamente, ela consiste em um guisado feito com o rabo do boi, no qual são adicionados alguns temperos, legumes e demais acompanhamentos.

Com o avanço das técnicas de culinária, esse prato foi sendo reinventado em diversas versões, como recheio de salgados, ao tucupi, ragu, risoto, entre outras releituras.

No entanto, em terras brasileiras, principalmente no interior, a rabada é tradicionalmente acompanhada de arroz, polenta, angu ou batatas. Ou seja, ela precisa de poucos ingredientes para ficar deliciosa.

Embora ela seja muito consumida por aqui e associada a uma imagem de prato simples, farto, bem temperado e que serve muita gente, talvez você não saiba que a rabada tem origem europeia e refinada.

Pois é, o que pode ser popular e delicioso aqui também pode ser sofisticado e tradicional em um outro continente. Saiba mais curiosidades sobre esse prato no decorrer da leitura!

Onde surgiu a rabada?

Como já foi mencionado anteriormente, sua origem se deu na culinária europeia, mais precisamente em Portugal, com uma sopa de rabo de boi, e também na França, com um guisado feito dos rabos e de alguns legumes e verduras como tomates, pimentões, cebolas, temperos secos e frescos.

Já no Brasil, a rabada é um prato muito apreciado em sertões e regiões interioranas, onde se aproveitava todas as partes do boi, do porco e do frango, que eram cozidas em grandes panelas de ferro e de pedra.

O prato chegou e foi difundido nas grandes capitais graças aos fazendeiros ricos, que construíam e mantinham casas de corte nas cidades e traziam consigo alguns costumes do interior.

Posteriormente, se popularizou nas décadas de 20 e 30, principalmente em bares e botecos.

4 curiosidades sobre a rabada

Existem algumas informações que talvez você não saiba sobre esse prato típico, e algumas delas são:

  1. Mesmo sendo um alimento delicioso e simples, alguns brasileiros não gostam da potência que ele agrega. No entanto, na Europa, ela é tida como uma iguaria nobre e muito cara.
  2. A carne também é uma proteína rica em colágeno, responsável pelo seu sabor marcante e delicioso.
  3. A alta gastronomia tem apostado na rabada, um ingrediente barato, para fazer pratos rebuscados e complexos.
  4. Não existem variações de tipos de rabada, a única diferença é se vem do boi ou da vaca, mas isso não interfere na preparação, no sabor ou na maciez da carne vermelha.
Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*