Minha Cidade, Ribeirão Pires, Sua região

R.Pires é referência para o desenvolvimento da educação por meio do esporte no Estado

R.Pires é referência para o desenvolvimento da educação por meio do esporte no Estado
Nalini, Kiko e representantes da CBF, com alunos do projeto. Foto: Mariana Rodrigues/PETRP

O secretário da Educação do Estado, José Renato Nalini, e representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estiveram ontem (27) em Ribeirão Pires para conhecer o projeto Gol do Brasil. Pioneiro, o programa atende 250 estudantes de escolas públicas do município em aulas gratuitas de futebol, que utilizam metodologia desenvolvida pela CBF.

Durante a visita, o secretário estadual acompanhou aula prática do Gol do Brasil no Centro Esportivo Vereador Valentino Redivo, na Vila Gomes, onde o projeto é realizado.

Em uma partida de futebol com adolescentes de São Paulo, alunos que fazem parte da equipe sub-17 do projeto da CBF colocaram em prática o que aprendem no Gol do Brasil. “Uns meninos estavam falando muito palavrão e chamamos a atenção deles. Aprendemos várias coisas além do futebol, como o respeito, a educação com os outros. Aprendemos que não precisamos mudar o mundo, mas podemos ajudar a melhorar o que está a nossa volta”, disse Jonas Alves Pereira, 15 anos.

As histórias dos alunos e a metodologia empregada no projeto foram avaliadas positivamente por Nalini. “Estamos vivendo momento desafiador na educação brasileira, que é a implementação das bases nacionais comuns curriculares, tanto do ensino fundamental, quanto do médio. A proposta é ter ensino integral com atividades lúdicas, oficinas, esportivas e culturais no contraturno escolar. De certa forma, Ribeirão Pires está antecipando a reforma do ensino médio, que é uma preocupação não só do governo, mas de toda a sociedade”, afirmou.

“Somos pioneiros em todo o país na implementação desta ação, que beneficia centenas de crianças e jovens de escolas públicas de Ribeirão Pires. Ouvimos depoimentos incríveis de superação e do crescimento pessoal. Ribeirão Pires tem se consolidado como referência para essa nova experiência, que tem o poder de transformar a realidade dos moradores e de pessoas em todo o território nacional. Nossa iniciativa é uma gota no oceano, mas diversas gotas dessas farão um novo oceano”, destacou o prefeito Adler Teixeira, o Kiko.

Nova etapa

A previsão é que ainda neste semestre o projeto entre em nova etapa, que envolverá a aplicação de sistema de avaliações sobre a metodologia utilizada no Gol do Brasil (que tem como base as habilidades da vida estabelecidas pela ONU); o conhecimento dos professores e dos alunos; bem como o crescimento e desenvolvimento físico das crianças.

“Tivemos reunião para discutir pontos fortes e os a serem melhorados. A partir disso, vamos implementar o sistema de avaliação, que será a segunda fase do projeto”, explicou o gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF, Diogo Neto. “Ribeirão Pires é pioneira no Gol do Brasil e estamos muito contentes com a parceria”, concluiu.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*