Mulher, Serviços

Qual a melhor idade para engravidar

Casais em relacionamentos estáveis ou mulheres que já decidiram que querem ter filho sempre têm uma dúvida em comum: qual a melhor idade para engravidar de forma natural, garantindo a saúde tanto da mãe, quanto a do bebê?

Embora a primeira menstruação sinalize que a mulher já está pronta para ter um filho, o sistema reprodutor feminino só amadurece por volta dos 18 anos.

“Entre os 20 e 30 anos é a fase da vida em que a mulher é mais fértil e também está mais propícia para ter uma gravidez tranquila e saudável”, explica Erica Mantelli, ginecologista e obstetra, pós-graduada em Sexologia pela Universidade de São Paulo (USP). “Embora todos os avanços da medicina não existe um prazo limite para ter uma gestação, porém a partir dos 35 anos os óvulos, assim como qualquer outra célula do corpo envelhecem. Então, quanto maior a idade, menor a qualidade e quantidade deles”, ressalta.

Além do que, em uma gravidez tardia – falamos aqui a partir dos 35 anos – o risco de complicações como hipertensão, aborto, parto prematuro, má formação e o desenvolvimento de síndromes, como a de Down é maior.Pesquisas apontam que a chance de uma mulher gerar uma criança com a síndrome aos 20 anos é de uma em 1.500, já a partir dos 35 anos é cerca de uma para 250.

Porém, para aquelas mulheres que mesmo próximo aos 30 anos não se sentem preparadas para ter uma gestação é possível saber como está à qualidade dos óvulos pela avaliação da reserva ovariana. “São feitos vários exames, como coleta de sangue para avaliar o hormônio folículo-estimulante (FSH), a ultrassonografia transvaginal e o hormônio antimulleriano, que mostra ao médico o estoque de células germinativas e a qualidade dos óvulos estocados, mas nenhum vai nos falar qual o prazo limite para uma gestação”, alerta.

Além do corpo, a mulher precisa estar psicologamente preparada para as mudanças que a gestação traz no corpo e na rotina. A dica da ginecologista é que independente da idade a gravidez seja sempre planejada. “Ter boa alimentação, praticar exercícios e fazer o pré-natal são fatores que garantem que a mulher e o bebê passem de forma tranquila e saudável pelos nove meses”, finaliza.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*