
A direção nacional do PSOL incluiu Santo André na relação de cidades consideradas estratégicas para o partido nas eleições municipais de outubro. O anúncio foi feito no último sábado (29), durante plenária realizada pelos socialistas no Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, a primeira desde que o professor universitário Bruno Daniel foi confirmado pré-candidato da sigla ao Paço andreense.
“Santo André vai estar entre nossas prioridades, não só porque a gente pode vencer, mas também porque pode recuperar a ideia de que a esquerda pode governar com ética e responsabilidade”, afirmou o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, que participou da plenária prestigiada por cerca de 300 pessoas.
Além de Santo André, figuram nessa lista municípios como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Belém e Niterói, entre outros.
A direção nacional do PSOL entende que Bruno Daniel tem boas chances de conquistar o Paço de Santo André. Pesquisa realizada pelo Instituto ABC Dados e publicada em meados do ano passado mostra que o irmão mais novo de Celso Daniel – prefeito de Santo André assassinado em janeiro de 2002 – aparece como o nome com mais chances de impedir a reeleição de Paulo Serra (PSDB).
Além disso, Bruno Daniel poderá usar como mote o legado deixado pelo irmão, que comandou o Executivo andreense por três oportunidades e é considerado por parcela significativa da população o melhor prefeito da história da cidade.
“Sem dúvida (colocar Santo André entre as prioridades) aumenta nossa responsabilidade, mas aumenta também nossas chances de fazer boa campanha”, disse Bruno Daniel após a plenária, que teve também a presença da deputada federal Sâmia Bomfim (SP) e do pré-candidato do partido à Prefeitura de Florianópolis, Elson Pereira.
“Joga um peso muito grande sobre nossas costas, mas estamos preparados para este desafio. Prova disso é que conseguimos colocar 300 militantes em uma plenária numa tarde de sábado. É um bom começo para uma eleição muito difícil, da qual o PSOL é um jogador importante e tem chances”, afirmou o ex-vereador e presidente em exercício do diretório andreense, Ricardo Alvarez.
VICE
Durante a plenária, o diretório municipal apresentou aos militantes os pré-candidatos a vereador e as três mulheres que poderão dividir com Bruno Daniel a chapa majoritária psolista: Roseli Querodia, Rosi Santos e Ubimara Ding.
“Temos até a convenção para tomar a decisão, mas arriscaria dizer que há enorme chance de ser uma mulher”, disse Bruno Daniel, que revelou ter iniciado conversas com representantes da Rede Sustentabilidade para compor aliança. “O desenvolvimento econômico e socioambiental é um ponto chave em nossa proposta. Nesse sentido, a Rede tem muito a contribuir. Por enquanto, estamos só nas conversas”, disse.
Em um discurso de cerca de 40 minutos, Bruno Daniel apresentou propostas de governo. O plano, segundo o socialista, está em construção e terá três eixos fundamentais: redução das desigualdades, promoção do desenvolvimento socioambiental e aprimoramento da democracia representativa.