O início da caminhada de Neymar pelo PSG tem sido arrasador, com duas vitórias expressivas pelo Campeonato Francês. Porém, o investimento de € 222 milhões (R$ 822 milhões) feito pelo clube para contratar o brasileiro não tem como objetivo principal a conquista de mais um título nacional. É o troféu da Liga dos Campeões que o time parisiense quer.
Ontem (24), o PSG conheceu seus primeiros adversários na competição. Posicionado no Grupo B, a equipe vai encarar na estreia o Celtic, da Escócia. Bayern de Munique, candidato perene ao título, e Anderlecht, da Bélgica, completam a chave.
Os dois primeiros de cada chave se classificam para as oitavas de final. A fase de grupos começa em 12 de setembro.
O PSG – que nunca chegou às semifinais do torneio – estava no segundo pote do sorteio, que também contava com o Barcelona – os times são ordenados de acordo com o ranking da Uefa, órgão que regula o futebol europeu.
O clube catalão caiu no Grupo D, ao lado de Juventus, atual vice-campeã, Olympiacos e Sporting de Lisboa.
Defendendo o título, o Real Madrid foi sorteado em uma chave complicada, com Borussia Dortmund (vice-campeão em 2013), Tottenham e Apoel, do Chipre, no Grupo H.
O PSG já disputou e venceu quatro partidas oficiais nesta temporada, ganhando a Supercopa nacional em julho. Com Neymar, fez dois jogos e duas goleadas, sobre Guingamp e Toulouse, pelo Campeonato Francês.
Melhor da Europa
Ao final do sorteio, a Uefa anunciou o português Cristiano Ronaldo como o melhor jogador da temporada europeia em 2016-2017. O craque do Real é o primeiro jogador a conquistar o prêmio por três ocasiões. Também se tornou o primeiro jogador a vencer o troféu em anos consecutivos.