Política-ABC, Regional, Sua região

Projeto-piloto do Programa Ruas Completas é apresentado ao Consórcio ABC

Programa Ruas Completas é apresentado ao Consórcio ABC
Projeto apresentado visa melhorias no entorno da Estação Utinga. Foto: Divulgação/Consórcio ABC

O Consórcio Intermunicipal ABC conheceu, nesta segunda-feira (27), a apresentação do escopo do primeiro projeto-piloto de requalificação urbana do Programa Ruas Completas na região. A proposta inicial é resultado do workshop rea­lizado em outubro de 2019 na entidade regional. O objetivo da iniciativa é propor melhorias na acessibilidade e na segurança viária e oferecer mais conforto aos munícipes.

O projeto-piloto é desenvolvido pela Prefeitura de Santo André, primeira cidade da região que se comprometeu a realizar ação com o modelo proposto pelo Ruas Completas. A iniciativa será aplicada, inicialmente, no entorno da Estação Utinga da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Estão previstas ações para requalificar a infraestrutura na avenida da Paz, com o intuito de melhorar a acessibilidade nas proximidades do local, região de divisa entre Santo André e São Caetano.

O objetivo da medida é realizar ação conjunta entre o poder público e as universidades, engajando docentes para a troca de experiências e estimulando a formação de profissionais qualificados para realizar projetos que tornem as cidades mais seguras e democráticas.

“A ideia é que esse projeto seja um piloto para as demais cidades que têm situações urbanas bem semelhantes nos entornos das estações de trem. A iniciativa pode ser uma diretriz urbanística unificada pelo Consórcio ABC para essa questão”, afirmou a coordenadora do GT Mobilidade Urbana, Andrea Brisida.

O Projeto Ruas Completas consiste em estruturar novas formas de projetar vias urbanas, dando segurança e conforto a pessoas de todas as idades e a usuários de qualquer meio de transporte.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*