Minha Cidade, Santo André, Sua região

Projeto do Semasa vai transformar sofás velhos em oportunidade de trabalho para andreenses

Projeto do Semasa vai transformar sofás velhos em oportunidade de trabalho
O ‘De Volta pra Sala’ visa à recuperação de sofás que foram descartados, fazendo-os retornar para o mercado de consumo. Foto: Divulgação/Semasa

Em Santo André, só no ano passado, mais de 17 mil unidades de sofás velhos e colchões foram deixados nas 21 Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental do município). Outros milhares foram descartados irregularmente em pontos pelo município.

Jogados fora de forma incorreta, os materiais usados na confecção desses produtos acabam chegando ao Aterro Sanitário, reduzindo ainda mais a vida útil do espaço. Considerando esse cenário e também buscando oferecer formação profissional a moradores de baixa renda da cidade, o Semasa lança o projeto “De Volta pra Sala – transformando sofás em cidadania”.

O projeto tra­balha uma proposta inovadora de sensibilização ambiental. Visa à recuperação dos sofás que foram descartados, fazendo-os retornar para o mercado de consumo, preservando o meio ambiente. O “De Volta pra Sala” acontece por meio da implementação de uma oficina de recuperação e produção de sofás e poltronas ambientalmente corretos, também proporcionando geração de renda por meio de um empreendimento de economia solidária.

O projeto do Semasa vai contar com teoria e prática e os participantes receberão formação em cooperativismo, tapeçaria e empreendimento solidário. Haverá ainda visitas monitoradas e palestras sobre a gestão de resíduos em Santo André. Ao final, a autarquia ainda vai promover uma exposição dos novos sofás que serão produzidos.

A iniciativa socioambiental proposta pela autarquia será financiada com recursos do Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental (Fumgesan) e foi inspirada em projeto semelhante, realizado em Diadema, conhecido como Projeto Okavango. A ação conta ainda com o apoio das se­cretarias de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Saúde e do Núcleo de Inovação Social da Prefeitura de Santo André.

Os interessados em participar das oficinas oferecidas pelo ‘De Volta pra Sala’ deverão estar cadastrados junto ao Centro Público de Trabalho e Renda da Prefeitura de Santo André e as inscrições vão acontecer entre o final de julho e início de agosto.

2 Comentários

  1. demorou esta de parabens pela iniciativa eu sempre vi como um descartr como lixo infelizmente , mas quando o caminhao do sofa mil buscando achei estranho pois porque eles e nao fazer assim como vai ser , alem disso sao discartados muitas roupas calçados e novos semi novos roupas que seriam usadas pra populaçoes eu mesma peguei muita roupas na CAÇAMBA lavei esterilisei e lavava na missao cena missao cristolandia missao sal entre outras e com recursos meus tudo com cheirinho bom e ainda tem roupas de empresa que mesmo que cortem o emblema da firma costurei reformei e la se foi vestir o nessecitado fomos proibidos mas valeu a pena e gostaria de fazer ainda esse pense nisso e conte comigo

  2. demorou esta de parabens pela iniciativa eu sempre vi como um descartr como lixo infelizmente , mas quando o caminhao do sofa mil buscando achei estranho pois porque eles e nao fazer assim como vai ser , alem disso sao discartados muitas roupas calçados e novos semi novos roupas que seriam usadas pra populaçoes eu mesma peguei muita roupas na CAÇAMBA lavei esterilisei e lavava na missao cena missao cristolandia missao sal entre outras e com recursos meus tudo com cheirinho bom e ainda tem roupas de empresa que mesmo que cortem o emblema da firma costurei reformei e la se foi vestir o nessecitado fomos proibidos mas valeu a pena e gostaria de fazer ainda esse trabalho pénsem nisso ,

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*