
Inspirados em trabalhos de pintores nacionais e estrangeiros, alunos da Escola Estadual João Ramalho realizaram pinturas no muro que circunda a instituição, localizada na área central de Diadema. A “Arte Muralista” visa à inserção de estudantes na vida escolar, à cuidar do meio ambiente e também incentivá-los a desenvolver trabalhos conjuntos que reforçam ações coletivas.
Para pintar os mais de 130 metros de muros, os alunos, juntamente com os professores de Educação Artística da escola, estudaram obras de Gustavo Rosa, Ivan Cruz e Joan Miró. Depois de tomar conhecimento sobre a vida dos artistas e temas que utilizam para conceber seus quadros, os estudantes escolhem as pinturas com a qual mais se identificam e, inspirados nelas, criam figuras que são desenhadas nos muros.
“Além de ser uma ação que traz mais conhecimento aos estudantes, pintar o muro da escola desperta nos jovens o interesse pelas artes e também o cuidar do local onde estudam”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Laércio Soares.
A comunidade e o comércio da região doaram as tintas e a meta é que o trabalho seja concluído em meados do segundo semestre de 2019. A pintura começou com os alunos do sexto ano, mas os 2.200 estudantes que frequentam a unidade escolar, também vão participar da ação.
A iniciativa de dar nova cara ao muro da escola estadual veio da coordenação da Casa da Economia Solidária.