Diadema, Política-ABC, Sua região

Projeto Arte e Cultura nos Bairros, de Orlando Vitoriano, entra na pauta da Câmara de Diadema

Vitoriano: “Queremos levar arte e cultura também para as praças, jardins e ruas de lazer que são locais que precisam de utilização para não ficar à mercê de vândalos e desocupados". Foto: Wilson de Sá
Vitoriano: “Queremos levar arte e cultura também para as praças, jardins e ruas de lazer que são locais que precisam de utilização para não ficar à mercê de vândalos e desocupados”. Foto: Wilson de Sá

O Projeto Arte e Cultura nos Bairros, de autoria do vereador Orlando Vitoriano (PT) já está na pauta e deverá ser votado na próxima quinta-feira,  na Câmara de Diadema. O objetivo da proposta é promover e incentivar a difusão da cultura em suas mais diversas manifestações e ainda criar uma agenda cotidiana com atrações diversas e dar à população, sobretudo aos jovens, uma alternativa de diversão nos bairros e núcleos habitacionais, principalmente em locais cujos pancadões são a única opção para a juventude.

O projeto vai ser discutido em segunda votação na próxima quinta-feira. De acordo com Orlando Vitoriano, a proposta foi pensada considerando que não há em Diadema um evento cultural que englobe simultaneamente dança, teatro, cinema, discotecagem, performances, bandas, orquestras, exposições e diversos tipos de artes circenses e de rua.

“Por isso, o “Arte e Cultura nos Bairros” será importante para que dentro do calendário do município traga aos diademenses mais uma opção de integração”, ressaltou.

A ideia principal da proposta é que haja programação nos bairros da cidade para dar oportunidade de cultura a todos, sem distinções, com ampla divulgação na mídia não só de Diadema, mas nas cidades vizinhas. “Queremos levar arte e cultura também para as praças, jardins e ruas de lazer que são locais que precisam de utilização para não ficar à mercê de vândalos e desocupados”, completou.

Vale destacar que o projeto “Arte e Cultura nos bairros” poderá ser realizado também nas escolas e em outros espaços públicos que a prefeitura julgar oportuno para essas atividades culturais e artísticas.

De acordo com a proposta, são consideradas atividades para culturais e artísticas, de preferência com artistas locais, as apresentações musicais, teatrais, circenses, de dança, poéticas, literárias, de cinema, discotecagem, performances de dança de rua (street dance) e exposições.

“O projeto permitirá que artistas possam se apresentar nos bairros e nos núcleos habitacionais da cidade, ocupando ruas e praças e escolas”, destacou o vereador.

2 Comentários

  1. Muito obrigado por contribuir com a cultura na cidade ao difundir propostas como essa. .É preciso que os artistas de Diadema tenham conhecimento sobre esta lei. Parabéns ao Diário Regional.

  2. Esta é uma proposta que fará a diferença nos bairros, principalmente por envolver artistas da cidade e por manter vivas as atividades culturais em praças, escolas e espaços públicos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*