Últimas Notícias

Programa Nutre&Ação Sênior conclui primeira turma em São Caetano

Noventa frequentadores da Terceira Idade de São Caetano  estão mais informados, com novos hábitos alimentares e novo estilo de vida. A mudança se deu após a participação no Programa Nutre&Ação Sênior, que encerrou a primeira turma nesta quarta-feira (11), quando os certificados de conclusão do curso foram entregues aos participantes, no CISE Moacyr Rodrigues.

“A nutrição passou despercebida por muito anos no Brasil. Há algum tempo, a desnutrição era causa da morte de milhares de crianças. Posteriormente, copiamos o modelo alimentar de países como o Estados Unidos e fomos para o outro extremo: o da obesidade”, comparou o prefeito José Auricchio Júnior.

O chefe do Executivo Municipal lembrou que São Caetano tem um olhar diferenciado para esse tema, com atenção especial para a alimentação desde a infância. “Implantamos o Nutre&Ação com estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental e lançamos o Almoço na Escola, onde mais de 12 mil alunos podem fazer a refeição antes ou depois das aulas”, pontuou. “Na Saúde, somos a única cidade a realizar cirurgia bariátrica com recursos próprios. Recentemente, criamos o Grupo de Saúde Diária, que acompanha o paciente com obesidade semanalmente e que, em alguns casos, após orientações profissionais, nem precisam do processo cirúrgico por terem mudado os hábitos alimentares, passam a praticar exercícios e emagrecem naturalmente.”

Idealizadora do Nutre&Ação Sênior, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Denise Auricchio, enfatizou que o programa foi formatado com base em dúvidas dos próprios idosos. “Trouxemos geriatras, gastroenterologistas, dentistas, nutricionistas e educadores físicos para ajudarem na melhora da qualidade de vida deste grupo. Queremos que tenham mais saúde, vontade e alegria para viver 2020 da melhor forma.”

A coordenadora da Comtid, Lucila Lorenzini, frisou que o município se preocupa com o envelhecimento saudável da população. “Queremos conscientizar que essas mudanças influenciam nosso presente e evitam problemas de saúde futuros. Se é possível prevenir, por que não fazer?”, observou Lucila, ao agradecer também à Comgás pelo investimento realizado para estruturar cozinhas e salões de festas nos cinco CISEs, dentro do Projeto Alimentando Corpo e Mente.

A nutricionista e educadora física, Verônica Manfrin, classificou o Nutre&Ação Sênior como um projeto para a vida toda. “Além da alimentação, faz acreditar no que há de melhor e refletir sobre como podemos evoluir”, disse Verônica.

PROGRAMA

O Nutre&Ação Sênior é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade) e a Secretaria de Saúde. Em oito semanas foram realizadas oficinas de gastronomia e palestras informativas com profissionais da Saúde: Nutrição: Rotina de hábitos; Orientações médicas: doenças metabólicas e gastrointestinais; Distúrbios emocionais relacionados a compulsão alimentar; Saúde Bucal na Terceira Idade; Atividade Física e Nutrição: alimentação pré e pós exercícios físicos, e três cursos de culinária.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*