Diadema, Minha Cidade, Sua região

Programa Cidade na Escola retorna com Canil e Teatro de Fantoches

Grupo de Teatro de Fantoches da GCM leva mensagens de conscientização e educação às crianças de forma bem divertida  Foto: DivulgaçãoO Programa Cidade na Escola – Canil/Teatro de Fantoches, de Diadema, reinicia suas atividades hoje (9), às 10h e às 13h, na Escola Municipal Cecília Meireles (rua Marechal Deodoro, nº 46 – Centro). A atividade tem como objetivo mostrar às crianças as ações desenvolvidas pelo Canil da Guarda Civil Municipal (GCM). Na sequência, o Teatro de Fantoches apresentará, de modo lúdico, dicas de saúde, segurança e outros temas de utilidade para o dia a dia das crianças. O tema do Teatro de Fantoches na Escola será “Dengue – O que é e como se prevenir contra o mosquito”.

“Nosso objetivo é aproximar a população com o poder público, aqui representado pela GCM”, afirma o comandante da Guarda, José Cícero de Sousa. Até novembro, o programa percorrerá todas as unidades escolares da prefeitura.

A demonstração do Canil terá duração de uma hora. Na ocasião os cães, orientados pelos GCMs, apresentarão as seguintes ações de combate à criminalidade: uso de faro para detecção de drogas; abordagem de rotina a um “suspeito”; e abordagem de rotina, com ataque do “suspeito” a um GCM. Também será mostrada a obediência dos cães aos guardas e como é feita a iniciação do treinamento de filhotes para exercer as atividades de policiamento.

O Grupo de Teatro de Fantoches da GCM entra em cena na sequência. Sabino, boneco que usa a farda de GCM recém-formado, como ele mesmo se apresenta, e sua turma, contam histórias engraçadas e atuais de importância para a criançada. A ideia é difundir a cultura de paz por meio de atividades lúdicas.

Programa Cidade na Escola

As apresentações do Canil nas escolas municipais fazem parte do Programa Cidade na Escola. Em 2016 incorporou o Teatro de Fantoches nas suas apresentações.

O Programa Cidade na Escola tem o objetivo de incentivar a educação integral. Iniciado em 2013, é voltado para crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, com vulnerabilidade social ou dificuldade de aprendizagem. Para os estudantes do 4º e 5º anos há parceria como Instituto Cultural e educacional “Matéria Rima”, que também atende os mesmos critérios.

Canil

O Canil da GCM iniciou suas atividades em maio de 2008. Em quase nove anos de atividades, já conquistou diversos títulos, incluindo o de bicampeão do Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Civis Municipais do Brasil. Atualmente conta com sete cães, sendo um Golden Retriever, três Pastor Belga de Malinois, um Jack Russell Terrier, um Pastor Belga Tervuren e um Rottweiller, além de cinco CGMs cinotécnicos, qualificados para condução e treinamento.

O Canil trabalha com apreensão de drogas e patrulhamento, em apoio às operações de fiscalização, em conjunto com a Polícia Militar. Também tem papel socioeducativo, com apresentações em eventos nas escolas, como o Programa Cidade na Escola – Canil nas Escolas.

Teatro de Fantoches

O Grupo de Teatro de Fantoches da GCM leva mensagens de conscientização e educação às crianças de forma bem divertida com seus bonecos que parecem ter vida própria. Os GCMs Casagrande, Riccetto e Lima criaram uma equipe do Teatro de Bonecos em 2016, que obteve apoio do Comando. O Grupo já realizou 46 apresentações entre escolas municipais e particulares, logradouros públicos etc. para mais de 20 mil pessoas, e hoje conta com seis GCMs.

E não são apenas as crianças que se divertem com essa turma. Em dezembro de 2016 o grupo visitou o Lar do Ancião 2 em Diadema, entregando um kit de presente para cada um dos moradores do local.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*