Diadema, Minha Cidade, Sua região

Professoras aposentadas em Diadema se reúnem para um ‘carnaval de ideias’

Cerca de quatro décadas se passaram e o tempo que uniu, também separou, mas tornou a unir. Desta vez, o encontro, que era diário nos corredores das escolas municipais de Diadema, foi realizado no “Pingu’s Restaurante”, no bairro Demarchi, em São Bernardo, e foi parte do feriado de carnaval para aproximadamente 150 professores aposentados do município.

A ideia foi da professora aposentada Milene Rodrigues Campagna, que criou um grupo no WhatsApp denominado “Amigas Eternas” e conseguiu reunir pessoas que não se viam há cerca de 20 anos. “O reencontro foi emocionante. Tinha gente de fora do Estado e outras cidades”, ressaltou Milena. “Foi ótimo também porque relembramos velhas histórias”, completou.

Nas décadas de 1970 e 1980 as poucas escolas existentes em Diadema permitiam reunir as docentes em Encontros de Planejamento, onde os métodos pedagógicos, a dedicação e carinho pelos estudos, pela criança eram comuns a todas.

O encontro fez com que os educadores voltassem no tempo. “Cada uma com suas memórias, suas passagens pelas escolas, que bem caberiam em um livro histórico da caminhada da educação em Diadema”, explicou Hajar Chaaban Parpinelli. “Emoção que mesmo hoje, mais de 24 horas depois nos arranca suspiros, a carne treme ao recordar. Esse foi o primeiro de muitos outros encontros, que realizaremos das Amigas Eternas”, destacou.

O próximo encontro já está marcado para março: um café da tarde. “Estamos planejando uma excursão para Capitólio (município de Minas Gerais) para junho”, afirmou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*