Arte & Lazer, Literatura

Professor de Diadema lança livro sobre laicidade na escola pública

Foto: Divulgação O professor de ensino superior nas áreas de Pedagogia e Teologia e morador de Diadema, Denis Souza, lança no sábado (19), em São Paulo, seu segundo livro, “Laicidade e Estado, ensino religioso em foco”. O tema foi a tese de mestrado de Souza, que é doutorando em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp), e discute os limites da constitucionalidade do ensino religioso nas escolas públicas.

“Não está em discussão o ensino religioso confessional, como as escolas adventistas, presbiterianas, que são sempre particulares”, explicou o autor. “Neste caso, cabe aos pais escolherem qual modelo de adequa aos seus valores. O que discutimos é o ensino religioso na educação pública, que é mantida com recursos públicos e que por isso tem que ser laico.”

Souza destaca ainda que o Brasil é um país onde a maioria da população segue religiões cristãs (64% católicos e 22% evangélicos), o que acaba deixando as pessoas que seguem religiões minoritárias (como Umbanda e Candomblé) ou mesmo os que não professam nenhuma fé, como ateus e agnósticos, em situação de bullying religioso.

O autor pesquisa atualmente o modo de intervenção dos parlamentares evangélicos em políticas públicas educacionais. “É um assunto que está sempre presente nos debates e o ponto que quero levantar é justamente esse, se a aprovação de leis que determinam o ensino religioso em escolas públicas se constitui uma anomalia constitucional”, completou. “Essa situação compromete a laicidade e a democracia”, destacou.

Serviço – O lançamento do livro “Laicidade e Estado, ensino religioso em foco”, acontece no sábado (19) às 9h50, na rua Barão de Itapetininga, 140, loja 04, próximo à Estação República do metrô.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*