Entre os dias 15 e 21 de maio é realizada em várias cidades do Brasil a 15ª Semana de Museus, que neste ano tem como tema, “Museus e histórias controversas”. Em Santo André, a programação acontece no Museu Dr. Armando Octaviano Gaiarsa e contar com uma série de palestras com o tema “O Negro na Literatura”, a cargo do professor da Fundação Santo André, Juarez Donizete Ambires. A primeira apresentação ocorreu nesta quinta-feira (18), com o tema “O Caso Castro Alves”. A programação prossegue até novembro.
Castro Alves (1847-1871) é o primeiro intelectual brasileiro a dar vez e voz ao negro com os poemas de ‘Os Escravos’, publicados somente após sua morte. No livro, Castro Alves diz o indizível para a época. Em seus versos, o escravo ganha dimensão humana.
Além de Castro Alves, o prof. Juarez Donizete Ambires selecionou outros autores consagrados da literatura abolicionista do século XIX. O “Caso Bernardo Guimarães” será o tema do encontro de junho, a ser realizado no dia 22. Em agosto, no dia 17, será a vez do “Caso Aluísio Azevedo”; em setembro, no dia 21, o “Caso Machado de Assis”, e em novembro, no dia 23, o “Caso Lima Barreto”. As palestras acontecerão sempre às 14h30, com entrada gratuita.
Programação:
22/06 – Caso Bernardo Guimarães
17/08 – Caso Aluísio Azevedo
21/09 – Caso Machado de Assis
23/11 – Caso Lima Barreto
Sempre às 14h30, gratuita
Mais informações: tel. 4427-7297
Serviço – Série de palestras “O Negro na Literatura”, com o professor doutor Juarez Donizete Ambires
Local: Museu Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, rua Senador Fláquer, 470, Centro.