Economia, Notícias

Produção de veículos cresce em novembro, mas cai no ano

A produção de veículos novos registrou crescimento de 22,4% em no­vembro na comparação com o mês anterior, mostra balanço divulgado, ontem (6), pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que representa as montadoras.

Deixaram as linhas de montagem 213,3 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, contra 174,3 mil em outubro. Na análise contra novembro do ano passado, que registrou 175,1 mil unidades produzidas, o resultado ficou 21,8% maior.

No acumulado do ano até o mês passado, o recuo é de 14,6%: 1,95 milhão de unidades fabricadas, contra 2,29 milhões em 2015.

Para o presidente da Anfavea, Antonio Megale, o desempenho ficou dentro da expectativa do mercado.

“Chegamos ao nível de 2004, mas o setor vem mostrando crescimento importante nos últimos meses. Em dezembro, novamente deveremos ter produção acima de 200 mil unidades”, afirmou.

Em novembro, as vendas de veículos subiram 12% em comparação a outubro. Foram vendidas 178,2 mil unidades, ante 159 mil no mês anterior. Ante igual mês do ano passado (195,2 mil), o recuo é de 8,7%.

Megale lembro que a média diária de licenciamentos foi a maior do ano, próxima de 9 mil unidades. “O momento é importante para encontrar a estabilização do ambiente político que permita o encaminhamento das reformas econômicas necessárias, pois só assim elevaremos a confiança de maneira mais acelerada”, comentou.

Com um mês restante no ano, 1,84 milhão de unidades já foram negociadas, o que significa baixa de 21,2% frente as 2,34 milhões licenciadas no mesmo período de 2015.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*