Economia, Notícias

Produção de veículos avança 14,6% no primeiro trimestre

Produção de veículos avança 14,6% no primeiro trimestre
Megale destacou a base de comparação baixa. Foto: Arquivo

A produção nacional de veículos cresceu 14,6% no primeiro trimestre de 2018 em comparação ao mesmo período de 2017. Foram fabricadas 699,7 mil unidades de carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões.

Os dados foram divulgados ontem (5) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que representa as montadoras instaladas no país.

As vendas subiram 15,6% no acumulado do ano, mas a base de comparação é baixa. Antonio Megale, presidente da Anfavea, afirmou que os emplacamentos em 2017 só aumentaram de fa­to no segundo semestre.

A produção de caminhões cresceu 55% neste início de ano, com 24,4 mil unidades montadas. Para Megale, o resultado está longe do ideal. “Quando olhamos o acumulado nas vendas internas, com 14,5 mil caminhões licenciados, vemos que ainda estamos no nível de 2003”, disse.

Com os anúncios de contratação na Mercedes-Benz, que abriu ao todo 330 vagas nas fábricas em São Bernardo e em Juiz de Fora (MG), além de outros postos gerados no setor, o número de empregados nas montadoras subiu 3,4% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado. Atualmente, há 131,2 mil trabalhadores contratados nas montadoras.

Megale afirmou que tem havido abertura de turnos extras de trabalho nas linhas de montagem, embora essa seja uma decisão difícil de ser tomada, devido ao histórico recente do mercado, com quedas acentuadas nas vendas e grande contingente de funcionários afastados por meio de programas de flexibilização da jornada.

As vendas ao exterior cresceram 3,3% no primeiro trimestre, com o envio recorde de 180,2 mil unidades. A entidade espera que 2018 termine com cerca de 800 mil veículos exportados, alta de 5% sobre 2017.

As previsões foram mantidas: a Anfavea espera que a produção chegue a 3,06 milhões de veículos neste ano, alta de 13,2%. As vendas devem subir 11,7% no ano.

Financiamento

Segundo a Associação Na­cional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), o volume de financiamento concedido pelo sistema financeiro para compra de veículos no Brasil somou R$ 18,1 bilhões nos primeiros dois meses de 2018, com alta de 30,2% ante igual período do ano passado.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*