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Procon e Central de Atendimento de Diadema mantêm funcionamento durante a quarentena

Os moradores de Diadema que fizeram reclamações sobre os serviços essenciais (água, energia elétrica, operadoras de celular e TV a cabo) e financeiros (bancos e cartões de crédito) durante o período de pandemia, quando o atendimento presencial do Procon/Diadema esteve suspenso, tiveram respostas por e-mail ou telefone. Sobre os serviços da prefeitura, a população recorreu à Central de Atendimento e ao Fale Conosco, ambas também respondendo por e-mail.

Pelo Whatsapp, no período de 1 de abril a 31 de julho, o Procon/Diadema trocou cerca de 18 mil mensagens (84% referente a serviços financeiros e contas de energia elétrica), chegando a 50 re­clamações por dia.

Na avaliação da equipe do Procon/Diadema houve performance mais otimizada e rápida com o atendimento on-line. Todos os técnicos se adaptaram ao atendimento e ao trabalho home-office, contrariando expectativa inicial de que haveria dificuldade.
Já a Central de Atendimento, no período de 25 de março a 7 de agosto, analisou cerca de 11.200 processos, firmou cerca de 400 acordos decorrentes de 3.300 atendimentos telefônicos e 4.500 respostas à e-mails.

“Sem o atendimento presencial, houve uma adaptação muito rápida a um novo modelo de trabalho e toda equipe esteve envolvida e motivada na resolução dos problemas encaminhados pela população”, destacou Anderson Wi­lian Castoldi Conte, diretor da Central de Atendimento.

A maior parte dos atendimentos realizados pela Central se referia a dúvidas sobre pagamentos de tributos, como o IPTU que teve suas datas de vencimento adiadas, e pedidos de orientação para abertura de processos eletrônicos.

O Fale Conosco, serviço de orientação que responde e-mails encaminhados pela população, chegou a respon­der mais de 50 mensagens em um único dia, que variavam de orientações sobre atendimentos médicos e exames a indicação de condutor para multas de trânsito, comunicados de festas irregulares e solicitação para encontrar familiares que supostamente moram em Diadema.
Serviço – Procon – atendimento via WhatsApp – 96379-9790; Central de Atendimento – central.atendimento@diadema.sp.gov.br; Fale Conosco – site@diadema.sp.gov.br. (RL)

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