Economia, Notícias

Procon Diadema realiza ação para orientar consumidores antes da Black Friday

Procon Diadema realiza ação para orientar consumidores antes da Black Friday
Denise: Com a tabela, visamos facilitar e orientar a população. Foto: Thiago Benedetti PMD

A Black Friday está próxima – será realizada no dia 23 de novembro – e, por isso, é muito importante que o consumidor tenha cautela e pesquise antes de comprar. Nesse sentido, o Procon Diadema, em parceria com grandes lojas, iniciou na última quarta-feira (24) ação de orientação que tem como objetivo informar e instruir a população para que possa usufruir do dia de descontos da melhor forma possível.

Essa ação do Procon, realizada desde 2016, consiste em pesquisar, previamente, os preços de eletroeletrônicos em grandes estabelecimentos do varejo.

“O Procon vai divulgar uma tabela com a lista dos preços, para que o consumidor verifique se realmente está diante de uma promoção verídica e se o desconto compensa, visto que, às vezes, as pessoas compram em razão da promoção. Porém, há a incidência de juros nas parcelas e o consumidor precisa verificar se o preço realmente abaixou, conforme prega a  Black Friday. Com a tabela, visamos facilitar e orientar a população”, comentou a diretora do Serviço de Assistência Judiciária e Procon Diadema, Denise Ventrici.

A tabela será divulgada na próxima semana, contendo lojas, produtos oferecidos e respectivos preços, para que o cliente faça a comparação antes das comprar.

Vale lembrar que, na Black Friday, é importante se atentar também às regras de troca de mercadoria. O consumidor deve se informar sobre as possibilidades de troca do produto, sempre pedir ao comerciante que carimbe a nota e especifique que o produto pode ser trocado.

As regras básicas do Código de Defesa do Consumidor também são válidas na Black Friday. As promoções não eliminam as normas que o fornecedor deve seguir.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que a Black Friday de 2018 movimentará R$ 2,87 bilhões no comércio online brasileiro apenas nos dias 22 e 23 de novembro. Esse montante representaria um crescimento de 16% em relação ao apurado pelo setor no mesmo evento durante o ano passado.

O Procon Diadema atende na Avenida Sete de Setembro, 400, de segunda-feira a sexta-feira. As senhas são distribuídas às 8h30, para atendimento no período da manhã, e às 12h, para o atendimento à tarde.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*