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Procon de Santo André quer reunião com a Enel para esclarecer queixas de cobranças abusivas

Procon de S.André quer reunião com a Enel para esclarecer cobranças abusivas
Prefeitura pede a revisão das contas com valores superfaturados, sem interrupção do fornecimento. Foto: Angelo Baima/PSA

Em virtude do número de reclamações e questionamentos no Procon Santo André sobre os valores das contas de ener­gia cobrados acima da média, o órgão municipal e a prefeitura protocolaram nesta quarta-feira (24) pedido de reu­nião com a Ouvidoria da Enel. A iniciativa tem como objetivo tratar das cobranças abusivas praticadas nas tarifas de energia neste período de pandemia.

“O Procon Santo André recebeu inúmeras denúncias e não seremos coniventes com os valores praticados que, em alguns casos, ultrapassam em cinco vezes a média de consumo mensal. Por isso, exigimos que a Enel esclareça os métodos de cobrança e revise imediatamente as contas com valores superfaturados, sem interrupção do fornecimento de energia até o fim desta apuração. Neste momento de pandemia, com tantos impactos econômicos, nossa gente não pode arcar com um dano financeiro abusivo e injusto”, destacou o prefeito Paulo Serra.

O documento protocolado reforça necessidade de esclarecimentos de forma transparente sobre a cobrança e a leitura realizada, revisão das contas imediatamente, e solicita que não ocorra interrupção no fornecimento de energia.

“O Procon Santo André entende que o consumidor não pode ser penalizado e punido em decorrência da pandemia, já que o mesmo já vem sofrendo com diminuição de renda. Sofrer com cobranças abusivas por parte da Enel é inadmissível. Assim, estamos tomando todas as providencias necessárias e cabíveis para corrigir cobranças injustificadas”, afirmou a diretora do Procon Santo André, Doroti Gomes Cavalini.

Munícipes que queiram fazer reclamações devem acessar o Portal de Serviços da prefeitura disponível no endereço www.santoandre.sp.gov.br/agendamento. No campo de pesquisa, basta digitar “Procon” e, posteriormente, registrar a queixa. É necessário anexar documentos pessoais, as três últimas contas e fazer um breve relato da reclamação. No portal, o cidadão pode agendar atendimento presencial no Procon, que está funcionando de segunda a sexta, das 10h às 16h.

Para mais informações, o telefone do Procon é o 3356-9200, que também está atendendo de segunda a sexta, das 10h às 16h.

LEITURA

A Enel informou que retomou gradualmente, du­rante este mês, a leitura presencial dos medidores de energia dos clientes da companhia. A expectativa é que, em julho, todos os equipamentos de medição voltem a ser lidos normalmente pela distribuidora.
A empresa esclareceu que a diferença, a mais ou a menos, entre o valor da conta faturada pela média e o real consumo de energia no período será compensada automaticamente, quando a leitura voltar a ser efetuada pela distribuidora ou caso o cliente tenha realizado sua autoleitura.

A Enel informou que está oferecendo o parcelamento de débitos em até oito vezes e as parcelas serão cobradas nas próprias faturas de energia ou em até 12 vezes no cartão de crédito. A entrada será a partir de 13% do valor total do débito.

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