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Procon de Diadema supera mil atendimentos em cinco meses

Procon de Diadema ultrapassa mil atendimentos em cinco meses
Fornecimento de energia elétrica figura entre os líderes de reclamações no Procon de Diadema. Foto: Divulgação/Consórcio Intermunicipal

O Procon de Diadema completou no mês passado a mar­ca de mil atendimentos desde o iní­cio do ano. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), da Fundação Procon SP, foram realizados 1.007 atendimentos até 27 de maio.

Os líderes de reclamações são os setores de energia elétrica (Enel), telefonia e cobrança, bancos (empréstimos consignados não autorizados) e compras online. Também fo­ram registrados mais de 1.300 atendimentos/orientações te­lefônicas nesse período.

Em razão da pandemia de covid-19, desde março, o atendimento passou a ser realizado virtualmente, por telefone ou email. Isso foi possível graças à implementação de nova estrutura para teletrabalho e telefonia da equipe do Procon.

Além disso, desde fevereiro, os servidores têm recebido capacitação técnica para melhorar o acolhimento e a prestação de serviço aos consumidores. Ações para aproximar o Procon da comunidade também estão previstas para este ano. O objetivo é esclarecer dúvidas e orientar sobre direitos e obri­gações do consumidor, buscar parcerias com centros de refe­rência de Assistência Social e de idosos, centros comunitários, escolas e outras instituições.

“O Procon é um órgão importante para os munícipes de Diadema, pois exerce função de proteger e defender os direitos dos consumidores. É um meio eficaz para a solução de conflitos decorrentes das relações de consumo, compra de produto ou a contratação de serviço. As adequações que estamos implementando proporcionam atendimento mais humanizado e estimulam mudança nas relações de consumo de forma mais consciente”, explicou a secretária de Assuntos Jurídicos, Débora Baptista.

A equipe da instituição é formada por agentes administrativos e fiscais, oficial admi­nistrativo e estagiários, coordenação e profissionais de apoio. A equipe recebe apoio de profissionais da área jurídica para realizar os atendimentos.

Entre os serviços oferecidos pelo Procon de Diadema estão: rece­ber re­cla­mações de consumidores; orientar sobre problemas nas relações de consumo; contatar previa­mente o fornecedor para tentar a solução da demanda; encaminhamento de recla­ma­ção, quando for o caso, com envio de Carta de Informação Preliminar (CIP) ao fornecedor; realização de audiências extrajudiciais; fiscalização de estabelecimentos comerciais e instauração de procedimento de vistoria com a finalidade de verificar a violação de direitos do consumidor; desbloqueio de senha da Nota Fiscal Paulista, e emissão para empresas de Certidão Negativa de Violação aos Direitos do Consumidor.

O termo de convênio com a Fundação Procon-SP foi reno­vado em fevereiro deste ano.

Para ser atendido pelo Pro­con Diadema é preciso ser morador da cidade, ter comprado um produto em Diadema (mes­mo que resida em outro município) ou ser funcionário da prefeitura local. A reclamação deve ser relacionada à aquisição de bens e servi­ços, tema tratado no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

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