Arte & Lazer, Literatura

Pró-Memória distribui livro a alunos sobre a história de São Caetano

Publicação foi distribuída gratuitamente para os alunos do 3º. Ano do Ensino Fundamental. Foto: Divulgação
Publicação foi distribuída gratuitamente para os alunos do 3º. Ano do Ensino Fundamental. Foto: Divulgação/FPMSCS

Os cerca de 1400 alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental que estudam na Rede Municipal de Ensino ganharam um aliado no aprendizado da história da cidade, matéria que integra a grade escolar, com a distribuição gratuita do livro A História de São Caetano do Sul.

Editado pela Fundação Pró-Memória a obra de autoria da consagrada escritora, pedagoga e arte-educadora, Nereide Schilaro Santa Rosa (vencedora do prêmio Jabuti de literatura em 2004) e com ilustrações da designer e programadora visual da FPM, Roberta Giotto, conta com oito personagens (o estudante Cacá, o índio Itaussu, o bandeirante Capitão Machado, o beneditino Monge Gaspar, o escravo Kizua, a imigrante italiana Henriqueta, o migrante nordestino Zeferino e o autonomista Mario) que, com textos curtos, simples e objetivos, aliados a ricas ilustrações levam o leitor a conhecer ainda mais sua cidade e desperta o gosto pelo estudo da história do município.

Para reforçar o conhecimento histórico e facilitar o aprendizado, um encarte destacável traz os personagens do livro, que poderão interagir com as crianças em diversas atividades lúdicas. Os exemplares foram repassados pela instituição para a Secretaria Municipal de Educação por meio do Cecape, que fará a distribuição aos alunos e professores.

História em Casa

Além disso, a Pró-Memória lançou em junho de 2020 o Encontro com a História em Casa, versão online da tradicional atividade da instituição que complementa a disciplina de história da cidade presente aos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental da rede. O acesso é amplo e gratuito por meio de nosso site (www.fpm.org.br)

O objetivo é que os educandos possam ter contato com o conteúdo e, com a orientação dos professores, desenvolver atividades lúdicas sobre o tema.

No site, é possível acessar e fazer o download de diversas ferramentas da ação como o Livro A História de São Caetano do Sul, cenários e personagens da publicação para impressão, o jogo da História de São Caetano e su­gestões de atividades para professores.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*