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Primeiro elétrico da Volvo, utilitário esportivo XC40 Pure Electric desembarca no Brasil

Primeiro elétrico da Volvo, utilitário esportivo XC40 Pure Electric desembarca no Brasil
Na frente do XC40 Pure Electric, a tradicional grade preta dá lugar a uma placa na cor da carroceria. Foto: Tom Papp

LUIZ HUMBERTO MONTEIRO PEREIRA
AutoMotrix

A eletrificação é um fato consumado na indústria automotiva mundial. A partir de 2030, alguns países da Europa terão a produção de carros a combustão proibida. No Brasil, embora com certo atraso, a pauta ganha re­levância. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os 13.899 carros e comerciais leves eletrificados emplacados de janeiro a junho de 2021 representam 1,4% do total de 1,007 milhão de veículos co­mercializados no mercado interno no mesmo período, incluindo híbridos (8.065 unidades), híbridos plug-in (5.102) e elétricos 100% a bateria (732). Porém, em julho, os eletrificados já atingiram 2,2% de participação.

Em maio deste ano, a Volvo se tornou a primeira marca de automóveis a vender somente modelos eletrificados no Brasil. O portfólio da fabricante sueca conta com cinco híbridos plug-in: os sedãs S60 e S90 e os utilitários esportivos XC90, XC60 e XC40. Agora, desembarca o primeiro automóvel Volvo 100% elétrico a estrear mundialmente, o XC40 Recharge Pure Electric. Apresentado mundialmente em outubro do ano passado, nos EUA, é oferecido no Brasil por R$ 389.950.

As 300 unidades disponibilizadas para a pré-venda há quatro meses foram vendidas em apenas 20 dias e mais 150 foram importadas. A julgar pelos volumes iniciais, a liderança nacional entre os carros 100% elétricos parece questão de (pouco) tempo.

O XC40 Recharge Pure Electric tem dois motores P8 AWD, um em cada eixo. Combinados, geram 413 cavalos de potência e 67,3 kgfm de torque. Segundo a Volvo, a ba­teria de 78 kWh, distribuída no assoalho, oferece alcance de mais de 400 km com uma única carga – pode ser carregado em tomada convencional ou por meio de Wallbox. Com sistema de carregamento rápido, a bateria recupera até 80% de sua capacidade em 40 minutos.

O SUV oferece aceleração de zero a 100 km/h em 4,9 segundos – a partir da linha 2021, a ve­loci­dade máxima dos Volvo é li­mitada eletronicamente em 180 km/h. Enquanto, na versão híbri­da do XC40, a tração é frontal, na Pure Electric é integral.

Em termos estilísticos, as di­ferenças em relação à versão hí­brida do XC40 se limitam à grade frontal. Como as necessidades de refrigeração são menores, no XC40 Recharge Pure Electric a tradicional grade preta dá lugar a uma placa sem buracos na cor da carroceria, que cumpre a função de abrigar a faixa diagonal cromada e o logo da Volvo. De resto, é praticamente o mesmo “shape” do XC40 apresentado em 2018.

Na frente, a luz diurna, posicionada dentro dos faróis, tem desenho em formato de “T” – o marketing da Volvo apelidou o desenho de “Martelo de Thor”, que se tornou onipresente nos modelos da marca. Os faróis “full-LED” têm função anti-ofuscante (AHB), com auxiliar de neblina também em LED. Os retrovisores são eletricamente rebatíveis e as rodas de alumínio têm 20 polegadas. Nas colunas traseiras des­taca-se a ins­crição “Recharge”. Atrás, as lanternas verticalizadas de LED têm formato de bume­rangue e são interligadas pelo aerofólio preto.

Por dentro, o painel de 12,3 polegadas está integrado à central multimídia com tela de nove polegadas sensível ao toque. De­talhes de acabamento em alumínio con­ferem aspecto tecno ao ambiente. Há so­luções de armazenamento para vários tipos de objeto, incluindo um compartimento frontal com o carregamento por indução para celulares. Com a retirada da motorização convencional foi criado nicho frontal de 31 litros, que serve para levar pequenos volu­mes. O porta-malas tem capaci­dade para 413 litros – a tampa tem abertura e fechamento elétrico com função “hands-free”.

Um dos destaques do XC40 Pure Eletric é o One Pedal Drive, recurso similar ao apresentado pelo Nissan Leaf (no qual é chamado de ePedal) e adotado em outros veículos elétricos. Ao ser aciona­da, a tecnologia permite que a aceleração e a frenagem sejam feitas usando um único pedal. Essa funcionalidade amplia a regeneração de energia e a autonomia. Outro atrativo tecnológico é totalmente original: o sistema de infoentretenimento com sistema operacional Google Automotive Services, que integra o carro aos recursos da Google.

Em termos de assistência à condução, o XC40 Pure Eletric oferece a “câmera 360 graus” que, junto ao alerta de tráfego lateral e a frenagem automática, ajuda a evitar colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. O elétrico da Volvo traz sistema de alerta de mudança de faixa e aviso de ponto cego. O City Safety reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou reduzir as consequências de uma colisão.

O veículo traz ainda sensores e câmeras de monitoramento das faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem em relação ao carro da frente. Há também o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência já oferecido em outros modelos da marca e que presta assistência vinte e quatro horas e auxílio de emergência.

 

Fora do normal

Visto de fora, o Volvo XC40 Pure Electric parece um carro convencional, mas passa longe disso, o que fica evidente desde o primeiro contato. Para ligar um veículo, normalmente, o mo­to­rista procura um local para en­fiar a chave de ignição ou um bo­tão de partida. O elétrico da Volvo não tem uma coisa nem outra. É ligado automaticamen­te no momento em que o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição “D”. Para desligar, basta escolher a posição “P” e sair do veículo.

Também diferente do padrão é o One Pedal Drive. Com o sistema ativado, a aceleração e frenagem são feitas em um único pe­dal. Para acelerar, é só pressionar o pedal e, para frear, basta aliviar a pressão. Em frenagens de emergência, pisar no freio da forma convencional garante paradas rápidas.

De resto, a própria performance dinâmica do SUV elétrico é bastante diferenciada. Uma ca­racterística que realmente impressiona no XC40 Pure Eletric são suas retomadas de veloci­dade. Nas ultrapassagens, basta uma pisada forte e o torque ins­tantâneo – característico dos elé­tricos – permite acelerar de 60 km/h a 120 km/h em três segundos. Essa capacidade de aceleração só é igualada pelos esportivos de combustão turbinados.

A direção elétrica é bem calibrada e o centro de gravidade, baixo – o peso das baterias que ficam sob o assoalho ajuda a “grudar” o SUV no chão nas curvas. O isolamento acústico está acima da média dos normalmente silenciosos veículos elétricos.

Como é comum em veículos elétricos, a autonomia do XC40 Pure Eletric cai nas estradas, principalmente em velocidades médias acima dos 100 km/h. O uso do One Pedal Drive aprimora a regeneração de energia, mas a tecnologia do “pedal único” funciona melhor no “para e anda” do trânsito urbano. Em trajetos rodoviários, nas velocidades mais elevadas, qualquer oscilação da pressão no pedal do acelerador – natural depois de algum tempo de estrada – gera variação ins­tantânea na veloci­dade, o que transmite certo desconforto aos ocupantes do carro. Assim, nas estradas, é melhor desativar o One Pedal Drive e usar o acelerador e o freio da forma tradicional.

A BORDO

Dentro do estilo do moderno design automotivo escandinavo, o característico layout limpo e sem brilhos excessivos ressalta os belos detalhes estéticos do XC40 Pure Electric. Os revestimentos sofisticados e em padronagens elegantes agradam tanto à visão quanto ao tato. O ar-condicionado dual zone permite obter temperaturas diferenciadas em cada lado do veículo e os bancos elétricos revestidos em microtech reforçam o conforto.

Porém, o inegável destaque do interior do XC40 Pure Eletric é o infoentretenimento com o iné­dito sistema operacional Google Automotive Services. Tem interface amigável e busca oferecer ao motorista a mesma experiência a que está acostumado com seu smartphone, com recursos de reconhecimento de voz de fácil acessibilidade sem ter de usar as mãos. É possível controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e até enviar mensagens – tudo por comando de voz.

BRINDE

Quem comprar o XC40 Pure Eletric até o fim do ano leva como brinde quatro anos de serviços online, bem como o Wallbox pa­ra recarga doméstica, com ins­talação incluída. As novidades elétricas da Volvo não ficarão por aí: em 2022 chegará ao país o C40, variante cupê do XC40.

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