Minha Cidade, Regional, Sua região

Prefeituras do ABC promovem ações no ‘Agosto Dourado’

Prefeituras do ABC promovem ações no ‘Agosto Dourado’
Morando e o secretário Geraldo Reple homenagearam doadoras. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

As cidades do ABC estão realizando diversas ações em prol do aleitamento materno no Agosto Dourado. A Prefeitura de São Bernardo deu início, nesta segunda-feira (6), às ações do “Agosto Dourado”. O prefeito Orlando Morando (PSDB) participou da cerimônia de abertura.

“Hoje é um dia muito especial para a Saúde de São Bernardo. Apoiar o aleitamento materno significa apoiar um ato de amor. Conheço de perto essa causa. Minha esposa foi doadora de leite do HMU (Hospital Municipal Universitário). Amamentou os nossos dois filhos e doou todo o excedente. Sinto-me orgulhoso por poder participar deste projeto e conseguir incentivar outras mulheres”, disse Morando.

Cerca de 50 mães doadoras de leite e funcionárias do hospital, que estão amamentando, foram convidadas a participar do evento. Das mãos do prefeito, receberam homenagem como agradecimento pelo leite doado.

Durante a cerimônia, o prefeito anunciou um novo investimento em prol do alei­tamento. “As 34 Unidades Básicas de Saúde terão o cantinho da maternidade. No espaço as mulheres serão auxiliadas por profissionais capacitados e poderão tirar todas as dúvidas. Com este cantinho, além de investir na saúde, estamos fortalecendo a família e o elo materno”, pontuou.

Em Diadema, durante todo o mês, as UBSs e o Hospital Municipal vão desenvolver ações que promovem e incentivam o aleitamento, como grupos de orientação às gestantes e mães, decoração especial, palestras, mamaços, entre outras.

Hoje (7) será realizado seminário com profissionais da Saúde, a partir das 13h30, no Teatro Clara Nunes. Os temas das palestras são: “A implantação da Estratégia Alimenta Amamenta Brasil (EAAB) na prática” e “Aleitamento materno e alimentação complementar”.

A Prefeitura de São Caetano está promovendo ações que visam a conscientizar, primeiramente, os profissionais de saúde que prestam assistência às munícipes durante a gestação, parto e pós-parto. “Estudos indicam que as mães que são orientadas e acompanhadas por profissionais capacitados conseguem amamentar por mais tempo”, diz a coordenadora da Casa da Gestante, Patrícia de Mesquita Gonçalves.

Na sexta-feira (10), será rea­lizada uma roda de conversa com mães na Casa da Gestante, Rua Vital Brasil Filho, 55, dentro do Hospital Euryclides de Jesus Zerbini, Bairro Santa Paula. Mais informações pelo telefone 4227-6776. (Reportagem Local)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*