Minha Cidade, Regional, Sua região

Prefeituras de Santo André e S. Bernardo inauguram Polo Regional de Padaria Artesanal

Prefeituras de Santo André e S. Bernardo inauguram Polo Regional de Padaria Artesanal
Orlando, Carla Morando e Lu Alckmin entregam unidade de São Bernardo. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

As prefeituras de Santo André e São Bernardo, por meio do Fundo Social de Solidariedade, inauguraram nesta quinta-feira (1º) o Polo Regional de Padaria Artesanal. O evento contou com a participação das primeiras-damas do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, de Santo André, Ana Carolina Rossi Barreto Serra, de São Bernardo, Carla Sardano Morando, e dos prefeitos Paulo Serra e Orlando Morando.

O curso de Padaria Artesanal possui 40 horas de duração, divididas em dez aulas. Os alunos aprendem a fazer pães nutritivos, pão de mel, bem-casado, tortas, kibe, cookies gourmet, panetone e colomba pascal. Em Santo André as aulas ocorrem na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizada dentro da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André).

Já em São Bernardo são ministradas nas dependências da Fundação Criança, no Parque São Bernardo, onde também funcionam os cursos de formação nas áreas de Construção Civil e Assentamento de Piso e Azulejo. Desde o início do programa, 33 pessoas foram capacitadas no curso de Padaria Artesanal e outras cinco ainda passam pelo processo de formação.

Vulnerabilidade

O intuito do programa é habilitar pessoas em situação de vulnerabilidade social e desempregados a buscarem novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, por meio de cursos de capacitação. “Este é um programa exemplar, que atua inicialmente nesta região estratégica, onde há grande adensamento e carência de iniciativas como esta. Parabenizo minha esposa pelo lindo trabalho que vem desenvolvendo na cidade, por meio do Fundo Social”, destacou Morando.

“A cidade enfrentou muitos desafios e problemas financeiros, que poderiam dificultar os programas sociais e a qualidade do serviço público, nós não deixamos isso acontecer, e pelo contrário, conseguimos restabelecer a credibilidade de Santo André”, afirmou Paulo Serra.

Em todo o Estado, o projeto já qualificou 98 mil pessoas desde 2011. Serão 39 unidades da Padaria em todo o Estado. “O investimento é pequeno, mas transforma muitas vidas. Nossa vida é muito breve e a única coisa que levamos é o amor ao próximo. Sinto-me honrada de ser voluntária do Fundo Social do Estado e pode ajudar quem precisa, isso não tem preço”, destacou Lu Alckmin.

“Desde o início tivemos uma grande adesão e empolgação, o que demonstra que a cidade estava realmente carente de ações como esta”, destacou Carla Morando.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*