Minha Cidade, São Caetano do Sul, Sua região

Prefeitura de São Caetano vai testar motoristas com sintomas de covid-19 em bloqueios no trânsito

São Caetano vai testar motoristas com sintomas de covid-19 em bloqueios de trânsito
Serão oito pontos por dia; locais não serão divulgados antecipadamente à população para evitar aglomerações. Foto: Divulgação/PMSCS

A Prefeitura de São Caetano começará a tes­tar a partir de hoje (14) motoristas e passageiros que apresentarem sintomas de covid-19 em bloqueios de trânsito, montados estrategicamente nos 15 bairros da cidade, de forma itinerante.
Serão oito pontos por dia, sendo quatro de manhã e outros quatro à tarde. Os locais não serão divulgados antecipadamente à população para evitar aglomerações. A ação será realizada de segunda a sábado, em coordenação conjunta das secretarias de Saúde, Segurança e Mobilidade Urbana.

Será aferida a temperatura de motoristas e passageiros. Quem apresentar febre e alteração nos níveis de oxigênio no sangue (oxi­metria) será submetido ao teste contra a covid-19 no local. O exame identifica se a pessoa está com a doença ativa e também se o orga­nismo já criou a defesa contra o coronavírus.

Caso o resultado seja positivo, a pessoa será encaminhada para atendimento complementar na Carreta Saúde em Movimento, ao lado do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, no Bairro Santa Paula.

“Nossa meta é mapear a covid-19, garantindo o melhor tratamento e tirando de circulação quem está com sintoma. Desta forma, freamos a transmissão do coronavírus e protegemos a nossa população”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).

TESTAGEM EM MASSA

A prefeitura vem testando em massa diversas categorias, dentre as quais feirantes, comeciantes, comérciários; profissionais do setor de beleza, além de profissionais de Saúde, inclusive os sem vínculo com a administração municipal.

Para moradores com sintomas, a Prefeitura de São Caetano, em parceria com a USCS, criou o Programa de Testagem Domiciliar. Nele, a pessoa se registra no site coronasaocaetano.org

ou no Disque Coronavírus (0800 774 4002) e, após avaliação de um estudante de Medicina, poderá receber em casa o kit para realizar a auto coleta para o exame PCR. O material coletado (secreções das narinas e da garganta) é encaminhado para análise no Instituto de Medicina Tropical da USP, e o resultado fica pronto em até 48 horas.

Neste caso, o resultado positivo indica doença ativa, e a evolução do quadro de saúde do morador é monitorada a distância e inclusive, presencialmente, quando necessário. O

paciente é orientado para que não saia de casa, mesmo que se sinta bem, para evitar o risco de transmissão do vírus a outras pessoas.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*