Últimas Notícias

Prefeitura de São Caetano inaugura escola-parque Cleide Rosa Auricchio com transmissão online

A Prefeitura de São Caetano entregou neste sábado (22) a escola-parque Cleide Rosa Auricchio, trazendo nova vida à Praça Luiz Olinto Tortorello e, segundo a administração municipal,  honrando a memória do ex-prefeito que lhe confere o nome.

A inauguração, com público reduzido a membros da administração pública e da Câmara Municipal, devido às restrições da pandemia, foi transmitida à população pelas redes sociais da prefeitura e acompanhada em tempo real por mais de 600 pessoas. Até esta segunda-feira, o vídeo já havia sido assistido por mais de 6 mil pessoas no link https://www.facebook.com/prefeitura.saocaetano/videos/3979715818787314.

Na inauguração, o prefeito Tite Campanella elogiou a qualidade da nova unidade escolar e enfatizou o empenho da Prefeitura em criar vagas de Educação Infantil pela construção e revitalização de escolas.

A EMEI Cleide Rosa Auricchio abre 150 novas vagas de Educação Infantil, do berçário ao G5. “A população necessita de escolas públicas de qualidade. A crise econômica, agravada pela pandemia, intensificou essa necessidade”, disse Tite Campanella.

O secretário de Educação, Fabricio Coutinho de Faria, agradeceu aos demais integrantes da administração municipal que contribuíram com a concretização desse projeto.  “Hoje é um dia muito especial. Estamos entregando a melhor escola pública do Brasil”, comemorou.

HOMENAGENS

A solenidade de inauguração contou com momentos de homenagens aos familiares de Cleide Rosa Auricchio e Luiz Olinto Tortorello.

O ex-deputado Marquinho Tortorello falou em nome dos familiares do ex-prefeito Luiz Olinto Tortorello, falecido em 2004. “É uma satisfação muito grande estar na reinauguração desta praça. Gostaria de parabenizar a administração e agradecer em nome do meu pai, que era um entusiasta da Educação”, declarou.

José Auricchio Júnior representou os familiares de Cleide Rosa Auricchio. Ele agradeceu à Prefeitura pela escolha do nome de sua mãe, falecida em 2018, e desejou sucesso à diretora da nova escola, Hélida Thomazini. “Gratidão é a expressão que melhor traduz este momento. Primeiro a Deus, por chegar até aqui, e a todos os funcionários da Prefeitura. Esse quadrilátero, de importância histórica, havia sofrido um processo de deterioração ao longo dos anos. Hoje temos uma praça requalificada, bonita, e um projeto arquitetônico único”, destacou.

MODELO DE SUSTENTABILIDADE

Alface, tomate-cereja, cenoura, mandioca, beterraba, cebolinha, manjericão…O que parece uma lista de feira é apenas uma breve descrição das espécies cultivadas no jardim da escola-parque. Educar para a vida é o propósito das escolas municipais de São Caetano do Sul, e a educação ambiental é uma das lições que os futuros alunos da EMEI Cleide Rosa Auricchio terão na prática.

Conceitos de sustentabilidade ambiental balizam toda a estrutura e funcionamento da nova unidade escolar. Além da integração da escola com a área verde do parque, a construção obedece a 15 medidas de sustentabilidade urbana, atendendo aos requisitos do Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado de São Paulo.

A atenção ambiental está presente, por exemplo, na acessibilidade universal, plantio de espécies nativas, ventilação e iluminação natural, uso de economizadores de água nas torneiras e pavimentação permeável, entre outras medidas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*