Saúde e Beleza

Prefeitura de São Caetano faz apelo para que crianças, gestantes, puérperas e profissionais da Saúde se vacinem contra a gripe

Apenas 31,8% das crianças do município foram vacinadas até o momento.Foto: Letícia Teixeira / PMSCS
Apenas 31,8% das crianças do município foram vacinadas até o momento.Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (vírus influenza) registra baixa adesão dos grupos prioritários. Em São Caetano do Sul, a imunização, iniciada em 12 de abril, ainda não atingiu a metade dos públicos desta primeira fase: crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, profissionais da Saúde, gestantes e puérperas.

Até quarta-feira (5), foram vacinadas 8.013 pessoas, sendo que o público total estimado da primeira etapa é de 23 mil. Há 15 mil doses em estoque, aguardando o comparecimento dos moradores que pertencem aos grupos prioritários.

Para se vacinar é obrigatório o agendamento no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br, escolhendo data, horário e local.

A vacinação contra o vírus influenza é ainda mais importante neste momento, já que a proteção diminui a procura por unidades de Saúde. Além disso, favorece o diagnóstico mais preciso de casos de síndromes gripais e de covid-19.

A imunização dos públicos desta primeira etapa está bem abaixo do registrado em 2020. Confira:

Crianças:       2020 – 83,7%    2021 – 31,8%

Prof. Saúde: 2020 – 102,1%    2021 – 40,8%

Gestantes:    2020 – 53,5%     2021 – 23.4%

Puérperas:    2020 – 83,1%     2021 – 28,8%

Quem já foi ou está sendo vacinado contra a covid-19 deve agendar a vacinação contra a gripe após período mínimo de 14 dias entre as doses ou do término da imunização contra o coronavírus.

DEMAIS GRUPOS PRIORITÁRIOS

Os grupos prioritários da Campanha de Vacinação Contra a Gripe são cumulativos a cada etapa. A segunda fase começará em 11 de maio, adicionando ao público-alvo idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e professores das redes pública e privada.

A partir de 9 de junho será a vez de pessoas com comorbidades e deficiências (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das Forças Armadas, de Segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*