Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Prefeitura de São Bernardo realiza ‘Dia D’ de combate à dengue nas escolas

Prefeitura de São Bernardo realiza ‘Dia D’ de combate à dengue nas escolas
Atividades envolveram caminhada, panfletagem e palestra. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Estimular a conscientização para o combate à dengue, chikungunya e febre amarela foi o objetivo do ‘Dia D’ realizado nesta quarta-feira (7) nas 180 escolas de São Bernardo, em ação articulada entre as secretarias de Educação e Saúde.

O principal objetivo do evento foi conscientizar alunos, professores e profissionais da rede escolar sobre a necessidade de redobrar os cuidados com os mosquitos causadores das arboviroses. O mote da atividade é o “Lixo 0 x Saúde 10” e as crianças atuaram como agentes de saúde por um dia.

Os alunos do Ensino Fundamental participaram da “Caminhada dos Defensores da Saúde pela Infância Saudá­vel” com a distribuição de panfletos e gibis. Em uma dessas atividades, na EMEB Mário Martins de Almeida, as crianças percorreram as ruas dos bairros, com acompanhamento dos professores, agentes comunitários de saúde e da Guarda Civil Municipal (GCM).

Para o prefeito Orlando Morando (PSDB), a participação dos alunos no processo de cons­cientização estimula a adoção de novas práticas dentro das residências. “A criança ajuda muito na propagação de procedimentos de limpeza e prevenção. Acreditamos que serão os influenciadores para os pais, parentes e vizinhos”, pontuou.

O programa também ofereceu aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) palestra realizada pelo Centro de Zoonose. Cada unidade escolar que atende EJA foi representada por alunos no encontro com o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Wagner Kuroiwa, que discorreu sobre arboviroses e a importância da vacinação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*