Uncategorized

Prefeitura de São Bernardo realiza ações do “Novembro Azul” neste sábado

Diagnóstico precoce, conscientização e todas informações relacionadas ao câncer de próstata. Estas são as principais metas da Prefeitura de São Bernardo para atrair os homens na ação do “Novembro Azul”, que será realizada neste sábado (24), das 8h às 17h. Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão atender exclusivamente o público masculino e realizar exames preventivos da doença.

Ao longo do dia, serão realizadas consultas clínicas, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, aferição de peso e altura e também orientações sobre álcool e tabagismo. Para participar, basta ir até a unidade de Saúde e apresentar um documento com foto e a carteirinha da UBS.

Segundo dados apontados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda doença mais comum entre os homens. Na maioria das vezes, atinge pessoas acima de 65 anos e por ser uma enfermidade silenciosa, os pacientes acabam descobrindo o câncer já em estágio mais avançado.

“Infelizmente, os homens não frequentam as unidades de Saúde como as mulheres. Eles acabam buscando atendimento médicos, apenas quando o problema já está instalado. O diagnóstico precoce é a melhor forma de tratar as doenças e atingir a cura. Precisamos incentivar os nossos familiares a manter a saúde em dia”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

Todos os pacientes que apresentarem sintomas ou alterações nos exames clínicos, serão encaminhados para realizar tratamento ou acompanhamento no Hospital de Clínicas da cidade.

REFORÇO

Além das 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Poupatempo de São Bernardo –localizado na Rua Nicolau Filizola, nº 100, no Centro – também aderiu à campanha. Neste sábado, das 8h às 13h, serão ofertadas, no saguão da entrada principal, orientações sobre o câncer de próstata e testes rápidos de sífilis e hepatite.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*