Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

Prefeitura de São Bernardo publica edital de chamamento para instalação de hospital veterinário

Prefeitura publica edital de chamamento para instalação de hospital veterinário
Segundo Morando, que o complexo será essencial para o controle reprodutivo de cães e gatos. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, publicou nesta quarta-feira (30), nos atos oficiais do município, o edital de chamamento público para a instalação de um hospital veterinário municipal. Poderão participar do processo de licitação entidades sem fins lucrativos, cuja finalidade estatutária seja o atendimento na área da Saúde. As propostas podem ser submetidas a partir de segunda-feira (4).

O futuro hospital veterinário municipal será instalado nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na avenida Dr. Rudge Ramos, 1740, no bairro do Rudge Ramos. O equipamento contará com consultórios, salas de centro cirúrgico, enfermarias; laboratórios, salas de raio-x e exames de imagem. A estrutura será operada e gerenciada por organização da sociedade civil pelo período de 12 meses consecutivos, podendo ser prorrogado.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), esclareceu que o novo equipamento de Saúde será essencial também para o controle reprodutivo de cães e gatos (machos e fêmeas) da cidade. “Assim que o hospital estiver em funcionamento, teremos um centro cirúrgico exclusivo para realizar a castração dos nossos animais. Temos ciência de que a fila de espera para esse serviço é extensa e estamos criando medidas para solucioná-la. Além disso, faremos um acompanhamento completo da saúde desses animais, com respeito e dignidade”, destacou Morando.

Castrações

Já o secretário de Saúde, Geraldo Reple, pontuou que, além das castrações, o hospital vai atender outros tipos de ocorrência. “O equipamento veterinário também terá estrutura para atender animais vítimas de atropelamentos, doenças degenerativas, doenças parasitárias e contagiosas, transmissíveis ao homem ou não. Assim, teremos abrangência maior em saúde pública”, explicou.

As entidades interessadas deverão comprovar condições materiais para o desenvolvimento dos serviços, além de fornecer toda a estrutura de mão de obra, formada por veterinários, auxiliares, equipes de apoio, entre outros. Para conferir as demais regras do edital, acesse: http://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/saude

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*