Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Prefeitura de São Bernardo leva música instrumental para os alunos das escolas municipais

Prefeitura de São Bernardo leva música instrumental para os alunos das escolas municipais
Nova edição do Projeto Crescer com Música será realizada nesta quarta-feira (25/09), com estudantes da EMEB Cora Coralina, do Parque Selecta. Foto:Divulgação

Alunos da rede municipal de São Bernardo aprendem ritmos brincando. Desde junho de 2017, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, promove o projeto “Crescer com Música” no Teatro Martins Pena, na Vila Gonçalves. Ao todo, cerca de 3.500 crianças, de 3 a 5 anos, de 35 escolas, já participaram da ação, que acontece sempre na última quarta-feira do mês, às 9h. Hoje (25) será a vez da EMEB Cora Coralina, do Parque Selecta.

Com alguns integrantes da extinta Banda Sinfônica de São Bernardo e de professores do espaço, o grupo realiza uma apresentação didática utilizando os instrumentos clarinete, violoncelo, percussão e piano. Com o olhar atento dos alunos, os integrantes explicam, a cada música, as características e manuseio do equipamento.

O prefeito Orlando Morando destaca a importância do projeto. “Desde o início, esta gestão tem feito uma série de ações a fim de incentivar a cultura e a inserção de crianças, jovens e adultos no universo das artes, além de estimular a formação de público”, afirmou.

Segundo o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, o objetivo é incentivar a apropriação dos espaços culturais e preparar as crianças para o despertar de uma consciência musical. “Este evento propicia o desenvolvimento de suas memórias auditivas, auxiliando na escrita e leitura”, disse.

Canções como Aquarela, do Toquinho, temas de filmes infantis como Aladdin, Família Addams, Rei Leão, além de música popular brasileira como cirandas e Asa Branca, de Luiz Gonzaga, fazem parte do repertório.

Centro Livre de Música (CLM) – O Teatro Martins Pena também possui o Centro Livre de Música (CLM), com cursos de teoria musical, viola caipira, violão, acordeom, metais, madeiras e cordas, além do grupo de canto coral municipal, infantil e de formação. Com dois anos de existência, o espaço conta com 1.120 alunos, que se apresentam pelos espaços da cidade, levando e incentivando a musicalidade.

Além disso, possui parcerias com o Coral Bicchieri D’oro e Orquestra de Viola Caipira, bem como com o Fundo Social de Solidariedade realizando aulas nas entidades.

Mais informações pelo portal www.saobernardo.sp.gov.br/cultura.

Serviço:

Centro Livre de Música/Teatro Martins Pena

Praça Marquês de Alegrette, 44, Vila Gonçalves. Tel.: 4123 7891.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*