Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Prefeitura de São Bernardo inicia reforma da UBS Vila Rosa, com entrega prevista para junho de 2020

Prefeito Orlando Morando autoriza obras de reforma da UBS Vila Rosa
Morando autorizou nesta quarta-feira as obras de reforma da UBS Vila Rosa. Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, autorizou na noite desta quarta-feira (18) o início das obras de reforma, ampliação e adaptação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Rosa, no Jardim Independência. Atualmente, a unidade ocupa prédio de dois pavimentos, cuja estrutura será desativada e transferida para o edifício ao lado, com ganho significativo de espaço e conforto, além de atendimento estendido até as 22h, em modelo já implementado nas unidades Taboão, Vila São Pedro, Alvarenga e Vila União. A previsão é que a nova estrutura de atendimento, mais moderna e segura, seja entregue à população até junho do próximo ano. Durante as obras, os atendimentos seguirão sendo realizados normalmente no prédio atual.

Antiga demanda dos usuários, a reforma chegou a ser iniciada pela gestão passada, mas foi paralisada em 2016, no governo do ex-prefeito Luiz Marinho. A continuidade do projeto, que vai beneficiar moradores do Jardim Independência e adjacências (Parque dos Pássaros, Jardim Vera Cruz, Jardim Beatriz, entre outros), está orçada em R$ 1,5 milhão, com serviços executados pela empresa CPO Projetos e Obras, vencedora do processo licitatório aberto pela Administração.

“Esta é uma região que soma muitas pessoas e a UBS Vila Rosa é a unidade de referência. Por isso esta reforma é muito importante para garantirmos um atendimento de excelência para os moradores. A esperança de ver essa unidade reformada já tinha sido retirada destas pessoas e, agora, estamos a trazendo de volta”, destacou o chefe do Executivo, durante cerimônia de assinatura da ordem de serviço para início das intervenções. O evento também contou com participação do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, secretário-adjunto de Saúde, Dr. Edson Nakazone, além de vereadores e população do bairro.

Com as intervenções, o espaço para atendimento aos moradores será ampliado dos atuais 639 m² para área de 831,64 m². O local contará com 12 consultórios clínicos, além consultório odontológico, sala de acolhimento com espaço criança, farmácia, sala de vacina, curativo, medicação, sanitários públicos, fraldário e cobertura exclusiva para Parada de Ambulância, com ligação direta à sala de medicação e inalação.

Atualmente, a UBS Vila Rosa conta com 26 mil pacientes ativos, atendidos por corpo de funcionários formado por 54 profissionais, sendo seis médicos. A unidade realiza cerca de 5,2 mil atendimentos por mês. “Esta UBS vinha clamando por melhorias há muito tempo. Tenho certeza que com esta reforma teremos um ganho importante de qualidade e produtividade, além melhores condições de trabalho e atendimento”, completou Nakazone.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*