Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Prefeitura de São Bernardo inaugura novo Terminal Grande Alvarenga

Com novo modelo de mobilidade,  Terminal Grande Alvarenga é inaugurado  em São Bernardo
Morando: “estamos transformando o transporte público da cidade”. Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo inaugurou nesta terça-feira (20) o novo Terminal Rodoviário Grande Alvarenga (antigo terminal Alves Dias), que atenderá todo o Grande Alvarenga e o bairro Cooperativa, por meio de sistema tronco que se ramificará por toda a região. Sua localização, próximo à Praça Giovani Breda, também permitirá a articulação direta com os futuros corredores João Firmino, Capitão Casa, Humberto de Alencar Castelo Branco e Robert Kennedy.

Serão diretamente beneficiados os bairros Parque dos Químicos, Parque das Garças, Jardim Laura, Los Angeles, Orquídeas, Jardim da Represa, Parque Imigrantes, Santo Inácio, Planalto, Centro, Vila São Pedro e Rudge Ramos. De acordo com a Empresa de Transportes Coletivos (ETC) da cidade, a meta é atrair até 85% das linhas da região ao terminal, por meio do sistema de conexão, atendendo 65 mil pessoas diariamente.
“Com esta nova estação de transferência estamos transformando o transporte público da cidade. Este espaço vai oferecer comodidade aos usuários, inaugurando um novo projeto de mobilidade em São Bernardo”, destacou o prefeito Orlando Morando (PSDB)

Inicialmente, passarão pelo terminal as linhas 13 (Los Angeles/Rudge Ramos via Planalto), 13B (Pq. Imigrantes/Rudge Ramos via Planalto) e 14 (Orquídeas/Rudge Ramos via Robert Kennedy) e 14B (Terminal Alvarenga/Rudge Ramos via Avenida Robert Kennedy), que funcionarão em operação assistida até a formatação definitiva do sistema. A linha 16 (Alvarenga/Rudge Ramos via Planalto) também incluirá a estrutura em seu itinerário, com parada externa. A previsão é que, com a implementação do corredor, o tempo de viagem seja reduzido em 25%.

Moderno e sustentável, o novo terminal conta com duas edificações, sendo 4.355 m²de área coberta, compostos por bilheteria, sanitário público, guarita, área operacional e administrativa, posto de socorro, lojas, vestiários, bicicletário, além de outros serviços.

O projeto inclui ainda área para estacionamento de ônibus e de veículos operacionais, além das plataformas de embarque e desembarque, paisagismo externo, sistema de segurança e lojas de conveniência.

Corredor

O terminal integra o projeto de mobilidade urbana, por meio da instalação do corredor Alvarenga, que ligará a Praça Giovanni Breda, no Bairro Assunção, às proximidades da Rodovia dos Imigrantes.

O corredor também será composto por Estação de Conexão, a ECO Alvarenga, que ficará localizada na intersecção com a Estrada da Cama Patente; dez paradas no sentido Centro-Bairro e nove paradas no sentido Bairro-Centro.

A obra está sendo executada pela empresa Heleno & Fonseca Construtécnica.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*