Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Prefeitura de São Bernardo inaugura a 17ª Praça-Parque no Parque Selecta

Prefeitura de São Bernardo inaugura a 17ª Praça-Parque no Parque Selecta
Denominado Wagner José Damásio, antigo morador do bairro, novo espaço conta com quadra, área de convívio, playground com brinquedo voltado à criança cadeirante, academia ao ar livre, entre outros. Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Um espaço sem uso, cheio de entulho, na Avenida Pedro Mendes, no Parque Selecta, se transformou em uma nova opção de lazer no bairro: a praça Wagner José Damásio, a 17ª Praça-Parque, iniciativa da Prefeitura de São Bernardo, que revitaliza próprios públicos em local de atividades e bem-estar para crianças, jovens, adultos e idosos.  A entrega ocorreu no último sábado (24) e contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e de Beatriz Braga e João Antonio Setti Braga, diretores da SBCTrans, e de Alaor Fratta, proprietário da Fratta Construtora, representantes das empresas que apoiaram a iniciativa no local. Também estiveram presentes os familiares do homenageado Wagner José Damásio: sua esposa Jucélia dos Santos Damásio e seus filhos Fernanda, Paula, Marcela e Wagner Junior.

Com área de 3.075 m², localizada em frente à EMEB Edson Danillo Dotto, o espaço conta com quadra de areia com alambrado e tela de nylon, área de convívio com bancos e mesa com tabuleiro; playground com acessibilidade (com balanço para cadeirante); academia ao ar livre; pista de caminhada; espaço pet, plantio de 60 árvores nativas; paisagismo e plantio de grama; instalação de gradil com três portões; papeleiras; nova iluminação; pintura geral; bolsão de retorno do viário; e a instalação de campainha. A Prefeitura investiu R$ 250 mil na construção da praça. Já a Fratta Construtora fez a doação do gradil, enquanto a SBCTrans doou a academia ao ar livre, playground e demais equipamentos.

“Mais uma vez, a Prefeitura vem cumprindo sua função de transformar espaços desocupados e dar destinação correta à comunidade. Aqui era um terreno baldio, que servia para descarte de entulho e carros abandonados, que periodicamente tínhamos de limpar. Agora, tornou-se uma área de lazer e para a prática de exercícios para os moradores do Parque Selecta”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Implantado em 17 praças e amplamente aprovado pela população, o programa Praça-Parque é a projeção de um conceito de área de lazer. O modelo é inovador, pois a chave fica com os moradores e eles definem o horário de abertura e fechamento do local. “Esse modelo está tendo muito sucesso, pois nas praças que fazem parte do programa não houve qualquer tipo de problemas. A comunidade aderiu, usando e conservando o local”, complementou o chefe do Executivo.

O morador Lucas Nascimento, de 27 anos, agradeceu o empenho da Prefeitura e das empresas parceiras em dar uma nova destinação à área. “É muito bom ver que meu bairro andando na direção correta e recebendo investimentos do poder público. Fico muito feliz pelo prefeito ter atendido a essa demanda tão antiga”, afirmou.

HOMENAGEM

Denominada Wagner José Damásio, a praça faz uma homenagem a um querido ex-morador do bairro e que fez sua carreira na Auto Viação ABC, de propriedade da família Setti Braga. “Tive o prazer de conhecer o Wagnão. Essa escolha foi minha. Ele tinha um coração maior do que a dele. O Parque Selecta era um dos lugares que ele mais gostava. Tenho certeza de que ele está aqui com a gente”, complementou o chefe do Executivo.

A filha Marcela agradeceu, em nome da família, a homenagem feita ao seu pai. “Essa homenagem foi muito especial para todos nós. Ele era muito alegre e adorava este bairro. O que nos deixa mais felizes é que essa homenagem é feita em um local que beneficiará a todos. Mais do que ter seu nome em uma placa, esse espaço trará alegria a todos que aqui vierem”, disse.

Wagner José Damásio nasceu em 29 de junho de 1950 e, faleceu em 12 de julho de 2006. Na década de 60, ingressou na Auto Viação ABC. O garoto se interessou por mecânica e teve como professor José Fernando Braga, proprietário da empresa. Damásio estudou e, graças ao seu esforço, chegou ao cargo de diretor administrativo da empresa. Engajado em ações de solidariedade antes mesmo disso entrar em pauta, Wagnão, como era conhecido por todos, ajudou a implantar uma escola de alfabetização, em 1997, na empresa; desenvolveu a “Campanha do Quilo”, que arrecadou seis toneladas de alimentos que foram entregues a diversas entidades da região; e a “Campanha de Natal”, em que cada empregado adotava uma criança com pênfigo, doença autoimune conhecida como fogo selvagem, fazendo uma sacola com roupas e mantimentos. Com o projeto foi possível entregar mais de 250 sacolas por ano.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*