Uncategorized

Prefeitura de São Bernardo fortalece conscientização sobre a diabete

Em ação alinhada com o “Dia Mundial de Combate ao Diabetes”, a ser celebrado nesta quarta-feira (14), a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde,  realizará na Policlínica Centro (Avenida Armando Ítalo Setti, 402, no bairro Baeta Neves),  ação de conscientização sobre a doença.

Hoje (13) serão realizadas rodas de conversa e palestras educativas com uma equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos e fisioterapeutas. Para participar do evento, basta ir até a policlínica e apresentar um documento com foto e a carteirinha da unidade. As palestras ocorrerão em horários programados, das 8h às 16h30.

Segundo dados apontados pela Secretaria de Saúde, São Bernardo possui 25 mil pacientes diabéticos, sendo 9 mil insulinodependentes e 16 mil que retiram medicamentos nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS), para controlar a doença. Porém, como se trata de uma enfermidade extremamente silenciosa, grande parte da população possui o distúrbio e desconhece os sintomas.

“A diabete é uma doença crônica, silenciosa e que não tem cura. Se não for controlada, pode ocasionar outros diversos problemas, como distúrbios cardíacos e renais, além de problemas de cicatrização, entre outros. A população deve ficar em alerta e sempre procurar as unidades de saúde”, destacou o secretário de Saúde, Geraldo Reple.

CUIDADO CONSTANTE

Uma das formas de prevenir o diabetes está associada a prática de exercícios físicos e bons hábitos alimentares. O município oferece, em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), o programa “De Bem com a Vida”. Neste projeto, os participantes são acompanhados por uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, educadores físicos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, entre outros. Os pacientes são envolvidos em terapias com ritmo, dança, rodas de conversa, jogos cooperativos, alongamentos, dança circular e massagem.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*