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Prefeitura de São Bernardo entrega no próximo domingo viaduto da Praça dos Bombeiros

A Prefeitura de São Bernardo entregará, neste domingo (1°), a partir das 9h, o Viaduto da Praça dos Bombeiros. Responsável por ligar as avenidas Rotary e Luiz Pequini, o viário é atualmente o viaduto com maior extensão metálica em vão livre do país. São 93 metros de estrutura rodoviária sem qualquer coluna de sustentação, em projeto arquitetônico inovador.

Nesta semana, durante vistoria realizada no canteiro de obras do elevado, o prefeito Orlando Morando (PSDB) acompanhou os últimos trabalhos no viaduto, que possui 330 metros de extensão e 16 metros de largura, e promete aliviar o fluxo de veículos que circulam no sistema viário da região do Jardim Irajá, que dá acesso a cinco avenidas ramificadas da cidade.

“Quando iniciamos esta obra não tinha praticamente nada, inclusive, estava com todas as vigas obstruindo o canteiro da Avenida Luiz Pequini. Cenário este que transformamos a partir de 2018 com a retomada dos traba­lhos. Hoje, o que vemos aqui, é um elevado finalizado, sendo o viaduto com maior extensão metálica em vão livre do país, devido à presença de um piscinão na área debaixo do elevado, o qual, a partir de domingo, vai melhorar as condições de tráfego para quem mora no Jardim Regina, Jardim Irajá, Saracatan, Vila São Pedro e bairro Ferrazópolis”, explicou o prefeito.

INVESTIMENTO

Orçada em R$ 81,5 mi­lhões, sendo R$ 42,4 milhões oriundos do governo federal por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade Urbana, a cons­trução do Viaduto da Praça dos Bombeiros teve o projeto retomado pela admi­nistração municipal em maio de 2018, após ser paralisado em 2015.

A continuidade da cons­trução só foi possível após a gestão Morando captar novos investimentos para viabilização do projeto, por meio de empréstimo internacional obtido junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Atualmente, a obra encontra-se com 98% dos serviços concluídos.

Com a liberação do via­duto, motoristas ganharão qua­tro faixas de rolamento, sendo duas para cada pista, privilegiando a passagem do transporte público e fazendo a conexão com os futuros corredores exclusivos em obras na cidade.

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