
A Prefeitura de São Bernardo entregou nesta quarta-feira (4) escrituras a 85 famílias do Parque São Rafael beneficiadas pelo programa “A Casa é Minha”.
“Este programa leva segurança jurídica a todos aqueles que já tem sua casa própria. Mais do que ter o seu próprio teto, é fundamental que as famílias possam passar o fruto de seu trabalho para os herdeiros”, afirmou o prefeito Orlando Morando (PSDB).
Há 25 anos o aposentado Rosalino Macedo de Lima espera pela escritura de sua casa e ontem fez questão de receber Morando com a foice na qual retirou o mato do terreno onde seria construída sua futura casa, símbolo de sua vitória. “Foi uma batalha. Ter a escritura da casa é como dar uma certidão de nascimento a uma criança. Agora é oficial, a casa é minha”, disse o aposentado.
Morando enfatizou outro benefício levado pela regularização fundiária. “Trata-se de uma ação transformadora para toda a cidade. Quando o imóvel está irregular, o seu valor está depreciado e não há garantia real de posse e só consegue vender por um valor bem abaixo do mercado”, explicou.
Para o secretário de Habitação, João Abukater Neto, a regularização colabora com a economia do município. “Regularizar uma moradia é mais do que realizar o sonho de uma família: é injetar recursos na economia do município. Com o documento oficial, o valor do imóvel aumenta, além de o morador poder buscar financiamento para fazer melhorias em sua casa”, disse.
Foram investidos R$ 100 mil no processo de regularização Parque São Rafael, sem custos para os moradores. O programa “A Casa é Minha” já regularizou cerca de 10 mil imóveis e entregou escrituras para as famílias de bairros como Vila dos Poetas, Jardim Belas Artes, Parque São Rafael – 1ª Fase; Conjunto Habitacional Colinas, Vila Mariana, Vila Frei Mizuho, entre outros.